A equipe de robótica da Escola Sesi de Osvaldo Cruz mais uma vez é destaque, participando dos eventos mais importantes do mundo. Depois dos torneios regional, estadual, nacional e internacional, a equipe conseguiu a classificação para o mundial de robótica, que vai acontecer na Austrália.
Com todas as despesas mantidas pelo Sesi, os alunos chegaram a Austrália na manhã desta quarta-feira (28).
Quem falou sobre o assunto com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi o diretor da unidade escolar de Osvaldo Cruz, professor Alicio José de Souza Filho. “Osvaldo Cruz está sendo destaque, brilhou no regional, estadual, nacional e agora nossa equipe de robótica foi para a Austrália, embarcaram no dia 26 de junho, com o objetivo de disputar o campeonato mundial e para a nossa escola é um grande orgulho, porque a nossa equipe não está representando apenas a escola Sesi, mas sim o município, o estado e o Brasil.”, disse.
O Campeonato Mundial de Robótica, onde estão equipes de estudantes do mundo inteiro, vai começar no dia 02 de julho. “Para a gestão da escola Sesi, professores, comunidade, familiares é um privilégio. Um ponto de estrema importância é a experiência que esses alunos vão adquirir, tendo contato com equipes de robótica do mundo inteiro. Nossas crianças brasileiras têm muito potencial, precisa apenas das oportunidades.”, destacou o diretor.
Alício José de Souza Filho falou do esforço anormal dessas crianças, que fizeram as aulas normais da escola durante o dia, a tarde e à noite se dedicaram a robótica e a língua inglesa. “Elas se aprofundaram nos termos técnicos que são necessários para a apresentação dos projetos deles no campeonato mundial, uma vez que a língua oficial do evento é o inglês.”.
O professor orientador, Vinicius Rossini, também foi citado pelo diretor pelo seu empenho e dedicação a preparação desses alunos.
Os alunos de Osvaldo Cruz ficarão na Austrália por 10 dias, sendo que o evento começa no dia 02 de julho, e após as disputas eles aguardam o resultado das competições e terão ainda um momento para conhecer alguns pontos daquele país e no dia 10 de julho estarão de volta ao Brasil. “É muito importante enfatizar que as nossas crianças são nativas digitais, eles nasceram na tecnologia e a robótica faz parte desse contexto. A função principal da escola é saber que a tecnologia está presente no dia a dia, mas não pode estar pautada apenas nas redes sociais, tem que ser usada como um amplo espaço para o jovem que quer trabalhar em importantes empresas da área ou outras que também são dotadas desses recursos. A função da escola é preparar o aluno nessa direção.”, finalizou o diretor do Sesi de Osvaldo Cruz, Alicio José de Souza Filho.