Histórica. Assim pode ser definida a participação das equipes de robótica Robobio (Escola Sesi de Presidente Prudente - Furquim) e Eagles (Escola Sesi de Osvaldo Cruz), que participaram no último fim de semana (04 a 07/08) do SESI Robotics International Open Brazil, no Rio de Janeiro. A competição reuniu cerca de 90 equipes de 37 países do mundo para as disputas na categoria FLL (FIRST LEGO Challenge), em que os times trabalham com robôs fabricados com peças de LEGO.
A Robobio chegou a final das disputas do prêmio Robot Perfomance Award (performance do robô), com a mesma pontuação da equipe campeã. “Acabamos ficando com a segunda colocação por conta dos critérios de desempate, mas fizemos 700 pontos, a maior pontuação da competição”, explica o técnico da equipe, Marcio Chidi. O time da Escola Sesi que fica no Pq. Furquim ainda ficou no top 4 do Desafio da Aliança, já que chegou até as semifinais em parceria com a equipe Hexadron, da Eslováquia.
Os Eagles, de Osvaldo Cruz, também tiveram uma participação muito importante no Open International, ocorrido pela primeira vez no Brasil. “Nossa equipe evoluiu muito este ano e os alunos se dedicaram demais. Prova disso é que nos classificamos para a etapa nacional e internacional de forma inédita. Finalizamos nossa participação no mundial no top 40 e ainda com a 15ª colocação entre os melhores técnicos.”, conta Vinícius Rossini, treinador de equipe.
Para o diretor dos centros de atividade do Sesi de Prudente e Epitácio, Sidnei Junqueira, o resultado reflete o bom trabalho realizado nas escolas. “Estamos muito felizes pela participação das nossas equipes representando nossa região, estado e país em um torneio de porte mundial. Tivemos a Robobio com o segundo lugar na Performance do Robô e a Eagles no top 40. Posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que nossos alunos são motivo de muito orgulho para todos nós”, conclui.
FIRST LEGO League Challenge (FLL)
É uma competição que desafia os estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade atual. O tema da temporada 2021/2022 foi Cargo Connect, em que os alunos foram desafiados a encontrar soluções para problemas de logística e transporte.
Durante a FLL, os estudantes precisam trabalhar em equipe e atuar em diferentes áreas de conhecimento como engenharia, pesquisa, programação, etc. Cada temporada possui as suas regras, e os robôs construídos devem ser programados para cumprir uma série de missões específicas, ligadas ao tema.
A nova temporada FLL (2022-2023) está focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. Intitulada SUPERPOWERED, o desafio para os estudantes é explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada, com o objetivo de pensar em um futuro energético inovador.