Equipe Sesi de Osvaldo Cruz participa de Torneio Nacional de Robótica em São Paulo

07/06/2022 08h40 Equipe foi formada por sete alunos.
Redação - Wilson Bettiol , São Paulo (SP)
Equipe Sesi de Osvaldo Cruz participa de Torneio Nacional de Robótica em São Paulo (Foto: Reprodução)

Alunos da escola a Sesi de Osvaldo Cruz estiveram em São Paulo, onde participaram do Torneio de Robótica, fase nacional com a presença de mais de 3 mil alunos de todo país.

Na categoria em que Osvaldo Cruz participou, foram 100 equipes com mais de 1.000 alunos.

A equipe campeã da fase nacional vai representar o Brasil na disputa mundial nos Estados Unidos.

Osvaldo Cruz não conseguiu ficar entre os quatro primeiros lugares, mas ganhou muita experiência e ao chegar na fase nacional. Os alunos tiveram contato com equipes que já participaram de disputas internacionais, ganhando assim muito conhecimento e troca de informações sobre a robótica.

A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o orientador de educação digital da Escola Sesi de Osvaldo Cruz, professor Vinicius Rossini, que falou sobre a caminhada dos alunos até o nacional e a participação nessa etapa. “Os alunos começaram com um trabalho desenvolvido através de um projeto que tinha um tema e desde então tem trabalhado há cinco meses, para sanar a questão proposta, que era um problema na logística da entrega. Após eles superarem esse desafio criando um robô que executa a tarefa, eles passaram por um outro desafio desenvolvendo uma unidade para resolver cumprirem determinadas missões, valendo a passagem pela fase regional, depois a estadual e agora chegando a São Paulo para a disputa da fase nacional. Chegando ao nacional, nossa equipe teve três dias de competição, sendo que no primeiro dia fizeram um teste no robô, onde a máquina conseguiu excelente colocação com um máximo de pontuação que a gente poderia fazer, depois no segundo dia fizeram a apresentação do projeto, e no ultimo dia foi feita a apresentação final com o robô.”, disse.

Como é um trabalho feito com crianças, 1.200 participantes de todo país nessa categoria, os organizadores não geram uma classificação final e sim o anuncio dos quatro primeiros lugares. Diante disso a equipe de Osvaldo Cruz não sabe qual posição ficou, mas do robô a pontuação garantiu o 25º lugar, faltando saber agora a pontuação da sala. “Isso deve acontecer nos próximos dias para que os orientadores possam ter conhecimento do que precisa ser corrigido ou melhorado.”, destacou o orientador.

A equipe de Osvaldo Cruz tinha seis alunos, mas como a fase nacional pode garantir vaga para a final mundial, foi preciso incluir mais um aluno fluente na língua inglesa, sendo ao todo sete alunos participantes. “A gente está muito feliz com o resultado da equipe visto que durante os 14 a 15 anos que existe a disputa na robótica e a nossa escola que representa a cidade de Osvaldo Cruz nunca tinha ido para o torneio nacional. Trata-se de um torneio extremamente gigante, com várias categorias e os alunos tiveram uma grande experiência, ganharam conhecimento e já falam na próxima edição.”, finalizou o orientador digital Vinicius Rossini.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular