Terminou nesta quinta-feira (27) o ciclo de palestras do Eleva 2022, promovido pelo Multiplic (Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz) em parceria com a ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cru) e a Faculdade Reges.
Evento contou com quatro palestrantes de áreas distintas em três dias para uma plateia numerosa em todas as noites.
O Eleva 2022 aconteceu no auditório da Faculdade Reges e buscou principalmente despertar as pessoas para a formação de novas lideranças, o trabalho voluntário, uma nova consciência política, um novo modelo de agricultura familiar entre outros tópicos.
O palestrante escolhido para fechar o ciclo foi Sérgio Menegueli, ex-Prefeito de Colatina no Estado do Espirito Santo, eleito o melhor Prefeito do Brasil.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o palestrante que manifestou sua surpresa por ter sido alvo de tantos convites para palestras, depois de sua gestão frente à Prefeitura de Colatina. “É uma surpresa pra mim, porque ao meu conceito fiz uma administração que acho dentro do normal, mas fazer o normal hoje em dia está sendo destaque, talvez porque as pessoas não estão fazendo muito. Mas aproveito para ao mesmo tempo ir trocando experiência e levando nosso conhecimento, carregando com muito orgulho o nome da cidade de Colatina.”, disse.
Perguntado sobre sua opinião a respeito do cenário político atual em pleno ano de eleição, Sérgio Menegueli manifestou preocupação e tristeza porque nunca pensou que fosse ver esse quadro. “Na verdade, a gente deveria ter avançado na democracia e esse radicalismo que a gente achava que era uma coisa do passado está aí, presente, comentou. A esquerda e a direita estão num radicalismo tão grande, que eles estão apaixonados por seus líderes, deixando de ver seus defeitos, e tudo que os líderes fazem, mesmo não concordando seus seguidores os defendem, Se você fala uma coisa hoje que agrada a direita, vem um grupo dizendo que você é fascista, ditador, genocida, se agrada a esquerda chamam você de comunista, melancia e tudo mais. Então o que se vê é muita paixão na política, deixando a razão de lado e política se faz com razão e não com paixão.”, comentou.
O palestrante disse também que vê como uma vergonha a questão da hereditariedade na política, com ciclo familiar. “Em Pernambuco é arrais, no Pará hoje o governador paraense o pai é senador, a mãe é deputada e os dois irmãos são deputados e isso já vem há anos, mas a culpa é do povo, é o povo que elege. A solução do problema é as pessoas de bem entrarem na política deixando de lado aquela cultura que se criou de que todo mundo na política é farinha do mesmo saco, tudo é a mesma porcaria, mas na hora de votar vota naquele que foi expulso, teve problemas no passado.”, disse o ex Prefeito de Colatina.
Por fim o melhor prefeito do brasil deixou uma mensagem para a população. “Hoje existem muitas pessoas que dizem que não vão entrar na política porque não quer levar nome de ladrão, mas se você não roubar não vai levar nome de ladrão, então o que precisa é as pessoas de bem entrarem na política, cada pessoa de bem que entra na política é um canalha a menos. Lembrando que estamos num ano crucial para o desenvolvimento e que devemos fazer uma análise sobre o papel de cidadão e antes de bater no peito e dizer que é patriota, que exerça o patriotismo no dia a dia, auxiliando o próximo, não jogando lixo na rua, votando certo, ajudando a acolher um morador de rua e parando de jogar tudo nas costas do município, porque a cidade é de todos os moradores.”, finalizou Sérgio Menegueli.