Exclusivo: Guilherme Piai assume como Diretor Executivo do ITESP e fala com a reportagem da Metrópole

07/03/2023 08h45 Titularização deve ser uma das prioridades neste primeiro ano no cargo.
Redação - Wilson Bettiol* , Osvaldo Cruz (SP)
Exclusivo: Guilherme Piai assume como Diretor Executivo do ITESP e fala com a reportagem da Metrópole (Foto: Reprodução)

O prudentino Guilherme Piai, de 32 anos, tomou posse como Diretor Executivo do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo).

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu com exclusividade o Diretor Guilherme Piai, que falou inicialmente sobre o papel do Itesp no Estado de São Paulo. “O órgão faz toda parte de regularização fundiária urbana e rural, entregando muitos títulos que dão dignidade as pessoas, dão liberdade e segurança jurídica. Temos também a questão dos títulos urbanos, em convênios com 120 municípios, enquanto que na parte da regularização fundiária rural, temos duas leis aprovadas que é a de nº 17.517 para entrega de títulos aos pequenos produtores, sendo que já existem 1.200 pedidos feitos. E a lei nº 17.557 que é a lei da regularização fundiária do Pontal, que vai dar também segurança jurídica para o campo, onde existem 100 pedidos, sendo 40 mil hectares de terras.”, disse.

Além disso, o Itesp dá toda assistência técnica para 7.200 famílias, cuida das comunidades Quilombolas, sendo que o órgão tem um papel social muito grande na vida dessas comunidades e dos pequenos produtores do Estado de São Paulo. “Nossa gestão será baseada em um tripé, titularização, suporte produtivo e valorização dos funcionários do Itesp, que tem um quadro técnico maravilhoso. Já começamos acelerando o processo de entrega de títulos das propriedades grandes e pequenas, porque isso é muito importante que seja feito com urgência.”, destacou o diretor executivo do órgão.

O entrevistado falou também de um projeto pronto para o Governador Tarcísio de Freitas assinar, que vai agilizar a regularização fundiária urbana, permitindo a contratação de empresas e convênios com prefeituras, transferindo recursos e tecnologia para essa prefeitura.

Guilherme Piai falou também da importância dessa proximidade com os proprietários, com a Polícia Militar e também com o recebimento dos líderes dos movimentos sociais, uma vez que o órgão é o mediador desses conflitos, e sendo da região, tudo fica mais fácil. “Sendo da região a gente se sente mais responsável em resolver essas questões fundiárias também, porque o Pontal é uma das melhores fronteiras agrícolas do Brasil, mas enfrenta esses problemas que dificultam o desenvolvimento. Existem muitas empresas do agronegócio interessadas em investir na região, mas para isso é necessário ter segurança jurídica.”.

Por fim, o diretor executivo do Itesp falou da forma de governar do Tarcísio de Freitas. “Ele assumiu um estado que estava há 30 anos nas mãos de um mesmo grupo político e em pouco tempo já se habituou muito bem como Governador, montou uma equipe técnica preparada, fez um processo de transição em harmonia com o antigo governo, e com isso todo mundo já assumiu trabalhando e não cedeu a pressões políticas, colocando gente que vai entregar resultados.”, finalizou Guilherme Piai.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular