Em período de pandemia, o comércio passa por constantes mudanças com relação ao horário em que pode ou não funcionar, quando deve funcionar com atendimento presencial, ou quando deve ser drive thru, ou delivery.
Em mais uma decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, a determinação é funcionar nos dias de semana com atendimento ao público das 11h às 19h, e das 9h às 11h no sistema drive thru. Já aos sábados, o horário de atendimento das 9h às 11h por meio de drive thru com abertura presencial das 11h às 15h.
Mas, como foi a aceitação por parte do comerciante e do consumidor neste início de novos horários?
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o Gerente Administrativo da Aceoc (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), João Lino, que destacou que a entidade, juntamente com o Sincomercio (Sindicato do Comercio Varejista de Osvaldo Cruz e região) solicitou um horário diferenciado para a Prefeitura Municipal, mas a resposta foi que não seria possível. “Nós encaminhamos pedido de adequação de horário de funcionamento, mas segundo a prefeitura devido a uma consulta com ao Ministério Público, houve o aconselhamento de seguir os horários estabelecidos pelo Plano São Paulo. Então, eu noto que os comerciantes já vêm se adequando a tantas mudanças, e fazem o atendimento em drive thru e delivery em determinado horário, e quando dá, atendimento presencial, de maneira que as coisas começam a fluir.”, disse.
Ainda de acordo com João Lino, o Plano São Paulo fala em funcionamento presencial das 11h às 19h, mas para o comercio de Osvaldo Cruz, depois das 18h é inviável, ou seja, cada um tem trabalhado até o horário que acha mais conveniente, dependendo do setor.
O Gerente Administrativo da Aceoc destacou também a responsabilidade dos comerciantes com os cuidados necessários por conta da pandemia. “Os comerciantes tem disponibilizado álcool em gel, cobram e usam máscaras, providenciam desinfecção dos ambientes periodicamente, controlando o distanciamento, orientado a clientela, enfim, medidas que representam muito. Lembrando que se receber algum cliente sem máscara, mande ele embora, não faça o atendimento.”.
Com relação ao atendimento no sábado, o entrevistado disse que os comerciantes atenderam dentro do horário que acham melhor. “Alguns atenderam até as 11h, outros até 12h, a maioria até 13h e poucos ficaram até as 15h, como autoriza o Plano São Paulo. O importante é que as vendas começaram a melhorar e o consumidor está sendo atendido em suas necessidades, seja de uma forma de atendimento ou de outra.”, finalizou.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias também ouviu o comerciante Leandro Antoniazzi, que destacou que o horário de atendimento permitido pelo Plano SP não é compatível com o interior. “Quem elaborou o Plano não vivencia o comercio do interior, então esse horário para nós não é muito funcional, por isso, no nosso caso vamos trabalhar normalmente até as 11h no drive thru e delivery, e após isso vamos abrir as portas e atender até as 18h que estamos acostumados, o mesmo ocorrendo no sábado. É a forma que encontramos para nos adaptarmos ao momento, atendendo a nossa necessidade e também do cliente. Ficou claro que após as 18h é gasto desnecessário, desgaste do funcionário, da equipe, e não traz retorno, mas o ramo de alimentação tem aproveitado esse tempo depois das 18horas e com bons resultados, ou seja, muda muito de setor para setor.”, disse.
Questionado se a abertura do comércio já mostra reação nas vendas, o comerciante disse que só o fato de abrir as portas já muda muito o clima. “Sabemos que o retorno não será de uma hora para outra, mas já é o começo, até porque vem ai o mês de maio, e o dia das mães que tradicionalmente aquece as vendas.”, finalizou Leandro Antoniazzi.
Supervisão de Acally Toledo*