Infestação de escorpiões em Osvaldo Cruz preocupa população

29/10/2021 07h46 Veterinário responsável pela Vigilância Epidemiológica passou informações a respeito do assunto.
Redação: Willson Betiol*, Osvaldo Cruz - SP
Infestação de escorpiões em Osvaldo Cruz preocupa população Foto: Reprodução Internet

Uma infestação crônica de escorpiões em Osvaldo Cruz tem provocado preocupações tanto à população, quanto as autoridades sanitárias da cidade, principalmente por ser um problema de difícil controle.

A forma mais eficaz de combater a procriação dos escorpiões é manter os quintais sempre limpos, pois entulhos como telhas e madeiras acumuladas, se torna um ambiente propício para a existência e procriação desse aracnídeo.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o médico veterinário encarregado da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Candido. “Quando existe a presença do escorpião que é encontrado numa residência, o morador liga para a Vigilância Epidemiológica, onde o endereço é anotado para que uma equipe possa fazer a visita e dar as devidas orientações, pois o problema não pode ser combatido com veneno, com controle químico, já que o manual da VEP do Estado não recomenda essa prática. A melhor forma de combate continua sendo o manejo ambiental, ou seja, evitar acumulo de lixo, entulhos, tudo que possa deixar local sombrio, fresco e de criação de baratas, grilos, que são manancial de alimentação para os escorpiões.”, disse.

O veterinário destacou ainda que o período de calor intensifica o problema. “O calor também intensifica a presença desse problema, uma vez que as baratas andam bastante nessa época e chamam atenção dos escorpiões, que buscam seu alimento. Recomendo também tomar cuidado com fresta debaixo da porta, que deve ser fechada a noite, os ralos que devem ter telinhas, pois a maioria dos escorpiões encontrados nas casas vem da rede de esgoto, ambiente propício a sua proliferação.”, finalizou Marcelo Candido.

Em caso de dúvidas a população pode recorrer a Vigilância Epidemiológica municipal, através do telefone (18) 3528-9510.

 

 

Supervisão: Acally Toledo.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular