O Lions Clube de Osvaldo Cruz tem em seu planejamento de trabalhos do ano, o projeto “Preserve a Natureza”, que visa uma vez por ano escolher um rio da região para ser feita uma coleta de todo material poluente de suas margens, com o recolhimento e destinação adequada desse material.
Sacolas, garrafas pet, latinhas de bebida e outros materiais que muitos ainda jogam nas margens dos rios.
Além de agredir a natureza, esses gestos podem ser punidos de acordo com a lei ambiental.
O trabalho de recolhimento por parte dos integrantes do Lions Clube de Osvaldo Cruz aconteceu no Rio do Peixe, no último domingo (25).
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Carlos Garbulho, presidente do clube de serviço. “O Lions Clube de Osvaldo Cruz esteve realizando um trabalho nas margens do Rio do Peixe, região próxima da ponte de madeira, limpando as margens do rio, numa etapa que faz parte das metas do ano em curso. Junto com os companheiros voluntários, fomos fazer o recolhimento desse lixo, fazendo a limpeza e colocando placas educativas, com os dizeres Preserve a Natureza, Não Jogue lixo Nos Rios.”, disse.
Segundo Carlos Garbulho o trabalho deste ano mostrou que a ação com a conscientização tem dado resultado, pois o volume de lixo recolhido foi bem menor do que no ano passado.
Em 2023 foi retirada uma caçamba e meia de camionete de produtos recicláveis e lixo. Já em 2024 foram recolhidos produtos que encheram uma carroceria de uma Montana. “Todo esse material é colocado em sacos plásticos, sendo que o que é reciclável é encaminhado para a Associação de Catadores de Osvaldo Cruz, e o principal é o fato de estar auxiliando a natureza.”, finalizou Carlos Garbulho, presidente do Lions Clube.