Com o objetivo de conscientizar a população feminina com relação ao câncer de útero, que é o terceiro mais frequente entre a população feminina no País, o Ministério da Saúde lançou a campanha ‘Março Lilás’.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a médica Ginecologista e Obstetra, Dra. Raíssa Lima, que destacou a importância da campanha. “Esse mês de março chama a atenção da população sobre o câncer de colo de útero, que visa reforçar o alerta sobre os sintomas iniciais da doença e as principais formas de prevenção. Esse tipo de doença se origina, na maioria dos casos, de uma infecção genital persistente causada por alguns tipos do vírus HPV, contraídos durante a relação sexual, que em alguns casos podem evoluir para câncer.”, disse.
A médica destacou como a doença pode se apresentar. “A doença pode se apresentar de diversas formas, como sangramento vaginal anormal, fluxo menstrual aumentado, qualquer sangramento após a relação sexual ou menopausa, secreção incomum, dor na região pélvica e para investigar é necessário realizar regularmente o exame Papanicolau, também conhecido como preventivo, para detecção inicial da doença. E quando diagnosticado precocemente, a lesão tem grandes chances de cura para a maioria dos casos. Por isso é importante realizar os exames regularmente.”, frisou.
A ginecologista e obstetra, Dra. Raíssa Lima, falou também sobre a vacina contra o HPV, que inclusive é disponibilizada pelo SUS. “Como forma de prevenção, existe a vacina contra o HPV, lembrando que também deve-se usar preservativo nas relações sexuais favorecendo a diminuição do risco de contágio do vírus.”, finalizou.