Uma área verde abandonada, no bairro Monte Líbano, em Osvaldo Cruz, está deixando os moradores inseguros e preocupados. É que além do mato alto, sujeira, presença de animais peçonhentos, o local não tem iluminação pública, o que deixa os moradores ainda mais inseguros. "Nós vivemos preocupados todos os dias", disse uma moradora, que relatou ser comum aparecer escorpiões, sapos, aranhas e cobras.
Os moradores contam que a Prefeitura não realiza serviços de limpeza ou manutenção no local e, por isso, é possível encontrar muito lixo acumulado e mato alto.
Com o início do período chuvoso, pneus e garrafas podem acumular água parada e servir como criadouro para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças. "A gente tem que ficar recolhendo o lixo da área verde, ensacolando e colocando na frente da casa para que possa passar o lixeiro e pegar. É muita sujeira", disse o jornalista Márcio Dragonetti que residente em frente ao local.
A Engenheira Ambiental e Diretora da SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) de Osvaldo Cruz, Silvana Maciel, foi procurada pela reportagem para se posicionar em relação as condições ambientais do local, e sobre os relatos de falta de manutenção na área verde, ela informou através de mensagem, que irá tratar do assunto junto a Secretaria de Obras, que é responsável pela execução da limpeza, e tentar resolver o problema ainda esse ano.
“A prefeitura exige que a população mantenha quintais e terrenos limpos, e até aplicam multas por isso, porém ela mesmo esquece de cumprir suas obrigações de manter áreas públicas limpa”, afirmou o jornalista.