Na última terça-feira, 1º de junho, o Multiplic – Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz – reuniu membros dos Eixos de Educação e Serviços/Turismo para apresentação do planejamento dos Eixos.
Os integrantes de cada Eixo destacaram análises e projetos pautados para o biênio 2021/2022.
“Hoje se concretiza, vamos dizer assim, uma primeira etapa. Eles [membros] apontaram as necessidades, os gargalos e eles apontaram o que deve ser feito. Houve uma grande preocupação, vamos dizer, com relação ao Eixo da Educação voltada para a profissionalização dos nossos jovens, das nossas crianças, com projetos voltados à geração de renda e obviamente, conheço, na melhoria da qualidade de vida da população. No Eixo do Turismo, eles apontaram o potencial que Osvaldo Cruz possui no aspecto de turismo. Muitas pessoas ainda não enxergaram isso e eu falo de pessoas em diferentes níveis, mas esse trabalho vai abrir muitas visões, muitas mentes e tenho certeza que é um inicio de resultados que vão mudar a história e o desenvolvimento de Osvaldo Cruz”, disse o presidente do Multiplic, Cláudio Roberto Tonol.
Os representantes dos Eixos falaram sobre o material desenvolvido e apresentaram os projetos que estão em desenvolvimento e os que ainda estão por vir. César Augusto, presidente do Eixo de Educação falou que o grupo desenvolveu a Matriz Swot, para identificar fraquezas, forças, ameaças e oportunidades referente à Educação em Osvaldo Cruz.
“Já temos a Câmara Técnica de Educação Empreendedora e agora temos também uma nova Câmara que é “Impulsionando Jovens Carreiras”, disse César.
No Eixo de Serviços e Turismo, para a criação desse planejamento, a metodologia é a mesma aplicada na Educação e os participantes estão ansiosas pelos resultados. Eles destacam que o processo é extremamente importante.
“Na realidade, a gente se sente um pouco em dúvida por conta do imediatismo pessoal, porque queremos as coisas muito rápido. Mas, estamos fazendo um planejamento para atingir objetivos até 2030, então não significa que ao chegar em 2022 estaremos com tudo entregue para a sociedade. É apenas o começo”, disse Vanderlei Filó, presidente do Eixo Serviços/Turismo.
Estudos e análises
A entrega do planejamento, que simboliza um marco importante e avança para a parte prática de estruturação das Câmaras e projetos, contou com o auxílio dos profissionais da TreinaCons, empresa de consultoria contratada para amparar os trabalhos desenvolvidas, como explicou Rodrigo Fernandes, responsável pelo estudo.
“A equipe da TreinaCons desenvolveu toda uma metodologia de trabalho junto com os voluntários e seguimos essa metodologia durante alguns meses. Foi estruturado o desenvolvido das Câmaras Técnicas no ano de 2021 e 2022”, disse.
A consultoria, que está presente no Multiplic desde 2020, dará todo o suporte metodológico para a criação e realização dos projetos.
Everton Cardoso, da TreinaCons, comemorou a entrega do planejamento dos Eixos. “Estamos acompanhando as Câmaras Técnicas e cada um desses Eixos tem seis Câmaras planejadas para esse ano. Então, tem muita coisa para ser aplicada ainda, muita sociedade para ser envolvida para que possamos – a partir dessas estruturas formatadas – colocar muita coisa em pratica, através de projetos que vão receber parceiros, poder público, entes da iniciativa privada para que tudo isso possa se reverter à população em melhoria de ideias e tudo mais”, disse Everton.
Agora é o momento em que a sociedade pode esperar a realização de projetos, tendo papel principal nessas consolidações.
“Aproveito a oportunidade para convidar você, que gosta de Osvaldo Cruz, que realmente valoriza a sua cidade, que vê o potencial que nós temos, que venha, arregace as mangas e multiplique conosco”, finalizou o presidente Claudio