Após muito trabalho e estudos o Plano Socioeconômico está disponível para toda a sociedade no site do Multiplic.
Desenvolvido pelo Fórum Multiplic e a empresa J. Quintino Consultoria & Pesquisa durante o ano passado, o Plano conta com 3 Cadernos, onde contêm estudos, dados, o diagnóstico e os setores estratégicos que serão portadores de futuro para Osvaldo Cruz.
Todo o trabalho realizado tem como objetivo tornar “Osvaldo Cruz referência na Alta Paulista, até 2030, em educação, saúde, segurança e urbanismo, com dinamismo econômico, preservando os recursos naturais, valorizando os jovens e as novas lideranças, com participação da sociedade e da gestão pública”.
Conheça o plano acessanto o site do Multiplic:
Caderno 1 - https://multiplic.org/pesquisa-com-municipes-e-entrevistas-com-liderancas-de-osvaldo-cruz/
Caderno 2 - https://multiplic.org/indicadores-socioeconomicos-e-definicao-de-setores-estrategicos-de-osvaldo-cruz/
Caderno 3 - https://multiplic.org/visao-de-futuro-e-identificacao-dos-setores-chave-para-o-desenvolvimento-de-osvaldo-cruz/
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Claudio Tonol, Presidente do Fórum Multiplic, que falou sobre o assunto. “É um trabalho extremamente técnico e por isso foi realizado ao longo de cerca de 24 meses. Em razão disso foi necessária também a contratação de uma consultoria especializada na área, que contou com a participação da população representada por cerca de 420 pessoas que foram entrevistadas, pessoas do cotidiano da cidade, bem como 30 entrevistas com líderes municipais, religiosos, empresários, pessoas que participam de clubes de serviços e que representam a comunidade de Osvaldo Cruz. Então, de maneira muito organizada, foram levantados inicialmente dos dados socioeconômicos de Osvaldo Cruz dos últimos 10 anos, e com base nesses números, chegou-se nos eixos que fomentarão o desenvolvimento que nós queremos para Osvaldo Cruz em 2030.”.
Leonardo Quintino, Responsável pela empresa J.Quintino, que realizou estudo completo de Osvaldo Cruz para o plano, também falou com a Reportagem do Portal Metrópole de Notícias. “Estou muito feliz entregando esse plano, pois sou aqui de Osvaldo Cruz e como foi dito, nós fizemos um recorte dos últimos 10 anos da cidade, identificamos dentro de sete eixos de indicadores econômicos, sociais, ambientais, infraestrutura, os principais desafios e oportunidades para o desenvolvimento que Osvaldo Cruz se propõe a ter, por meio de uma definição que foi a visão de futuro de Osvaldo Cruz 2030, onde a sociedade civil organizada disse em uma frase sobre qual a cidade que ela quer estar em 10 anos. Além disso, nós pudemos destacar os principais setores que estão ligados às prioridades de Osvaldo Cruz, as habilidades presentes, mas estão conectados também com aquilo que o mundo está se direcionando.”, explicou.
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou também com o Presidente da ACEOC, Edivaldo Marconato, que destacou a importante participação da entidade na implantação do Multiplic. “Só tenho a agradecer a toda diretoria da Associação Comercial que foi unanime, todos concordaram que a Aceoc tem obrigação de dar uma contribuição para toda comunidade, e isso foi feito. É com bastante alegria e satisfação que a gente chega neste momento, que se torna histórico por estar entregando este primeiro diagnóstico da cidade, este plano de replanejamento de 10 anos e isso é bastante importante. Estamos dando o direito a população de decidir o futuro dela, precisamos de políticas, de políticos, mas precisamos também ter voz, precisamos dar nossa opinião como população e falar sobre o futuro que vai pertencer a nós.”, finalizou.
Supervisão de Acally Toledo*