No dia 31 de agosto, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Econômico e Social de Osvaldo Cruz – MULTIPLIC, aprovou mais um projeto. Desta vez, da Câmara Técnica “Prazer, Osvaldo Cruz!”. O projeto tem como objetivo incentivar a formação de uma Fundação que cuide do acervo histórico do município e fomente o seu desenvolvimento cultural.
A ideia é que o acervo conte com diferentes materiais que compõem a história de Osvaldo Cruz e que o local possa ser frequentado pela população osvaldocruzense e aqueles que visitem a cidade.
“O objetivo, além da preservação, é estimular a curiosidade histórica e a sensação de pertencimento da população como um todo”, disse o presidente do Multiplic, Cláudio Tonol.
O fato é que existem inúmeros materiais, de diferentes fontes, que contam a história do município. Entretanto, conforme se constatou nos estudos e debates realizados na Câmara Técnica, a conclusão é que tudo está esparso e correndo grave risco de se perder com o tempo. Por isso, torna-se extremamente relevante aglutinar esse material histórico em um local apropriado.
Além disso, nos termos do projeto, o local deverá propiciar encontros inerentes ao desenvolvimento cultural da população.
Assim, para que o projeto saia do papel, se faz necessário viabilizar uma entidade, bem como, o espaço físico, providências que já se iniciaram com a implementação da sua fase de transição e articulação com possíveis parceiros.
Isso é o MULTIPLIC em ação. Venha fazer parte. Hoje são mais de cem (100) profissionais voluntários trabalhando por uma Osvaldo Cruz ainda melhor.