Aconteceu na manhã desta terça-feira (14), no Centro Cultural Maria Conceição Villaça, em Osvaldo Cruz, a audiência pública para apresentação do plano de turismo do município.
Recentemente foi criado o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), que será presidido pelo funcionário público, Diretor de Cultura Wilson Deodato.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a responsável pelo Plano Diretor de Turismo do município, Leticia Milharezzi Taves. “A gente tem um conselho municipal de turismo, o COMTUR, que é obrigatória sua criação. Esse conselho tem se reunido sempre, inclusive ajudaram a fazer boa parte desse nosso plano diretor que já está pronto e onde colocamos todas as diretrizes necessárias para que a administração possa criar as estratégias para fomentar o turismo na cidade.”, disse.
De acordo com Leticia Taves, esse documento agora será enviado para a Secretaria de Turismo do Estado, para que seus técnicos possam avaliar se Osvaldo Cruz tem potencial para se tornar um município de interesse turístico.
O município agora depende de um deputado que será o padrinho do projeto, pois a apresentação de toda essa documentação precisa ser feita por um deputado ligado ao município e que será escolhido pela prefeita Vera Lúcia Alves, já que sem a nomeação desse padrinho o município não pode pleitear esse título. Porém, a entrega deve acontecer ainda esse ano. “Caso o município seja aprovado, nós conseguiremos essa verba para investimentos em estrutura turística já em 2022. Estamos ainda no início desse projeto, pois primeiro foi feita a parte técnica e agora tentamos a aprovação do junto a Secretaria de Turismo. Em caso de aprovação a cidade passa a receber uma verba anual do estado e ela terá os recursos para desenvolver os atrativos turísticos que a cidade já tem, mas que ainda não são vistos e agora que a Igreja virou Santuário de São José, a expectativa é que isso possa ajudar bastante no turismo local.”, finalizou Leticia Milharezzi Taves.
Supervisão: Acally Toledo*