Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a região de Presidente Prudente teve aumento de 7,19% no número de inscritos no Enem (Exame Nacional de Ensino Médio). A quantidade saltou de 10.150 em 2021 para 10.880 neste ano.
O total de inscrições considera as 11 cidades da região onde são aplicadas as provas nos dias 13 e 20 de novembro, sendo elas: Adamantina, Dracena, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Osvaldo Cruz, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Rosana e Teodoro Sampaio.
Conforme o Inep, o Enem é composto de quatro provas objetivas, com o total de 180 questões, sendo 45 em cada área do conhecimento. No primeiro dia, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.
Para a redação, os participantes devem elaborar um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema com mínimo de sete linhas e máximo de 30. A nota poderá chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero. Como exemplos, o Inep cita fuga ao tema, quantidade de linhas abaixo de sete no total, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
O Enem é realizado anualmente pelo Inep, vinculado ao MEC (Ministério da Educação), para avaliar o desempenho do estudante. Além disso, colabora para o acesso à educação superior por meio dos programas Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estadual) e em instituições de educação superior portuguesas.