No último dia 26 de maio aconteceu em todo Estado, a eleição para escolha da nova diretoria da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
A chapa vencedora foi a de nº 1, chamada “Chapa 1 - Apeoesp Unida, Uma Só Força, Uma Só Voz”, cuja votação recebida foi superior a 80% dos votantes.
O osvaldocruzense Fábio Santos de Morais, foi o nome que encabeçou a chapa e, com a vitória, se tornou o presidente da Apeoesp e a professora Maria Izabel Azevedo Noronha, atual presidente, na nova chapa eleita ocupa a segunda presidência.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Presidente Eleito da Apeoesp, Fábio de Morais. “Moro já há 20 anos em São Paulo, mas o coração é de Osvaldo Cruz e grito isso todos os dias, já que minha família continua aqui na cidade. Aproveito para agradecer a todos os professores, coordenadores, vice-diretores, diretores, todos que compõem o quadro de associados do sindicato, que é o maior da América Latina com 186 mil associados, que são espontâneos, ou seja, não são obrigados a votar, mas comparecem para exercer o seu direito de escolha.”, disse.
O sindicato dos professores tem 94 sub sedes espalhadas pela capital e interior do estado, com representação em todas as regiões de São Paulo. São 645 municípios do estado atendidos pela APEOESP, com 9 mil representantes que escolheram o conselho inicialmente, depois a coordenação e depois a eleição estadual, que elegeu a chapa com 120 membros, onde Fabio de Morais encabeça, sendo eleito o presidente da entidade.
Mais de cinquenta mil professores compareceram aos pontos de votação para fazer a sua escolha com 82,75% votando na chapa 1. “Neste momento vivemos a alegria da vitória, mas sentimos a grande responsabilidade que é representar uma profissão que trabalha para formar todas as outras, e todas as nossas pautas corporativas serão tratadas com grande empenho, além da luta para que possamos ter uma escola de qualidade e manter essa posição da Apeoesp de grande representatividade junto a população, por isso que eu digo que é uma alegria imensa, e uma responsabilidade imensa estar neste cargo.”, destacou.
O entrevistado comentou que sua luta é para brigar por tudo o que foi colocado no papel durante a campanha.
Perguntado sobre como pretende conduzir o seu trabalho à frente da Apeoesp, Fábio disse que a sua chapa surgiu como resultado de muito debate. “A gente conseguiu trazer todas as forças que têm alguma representatividade dentro do sindicato, para a chapa. Por isso já temos uma pauta, que é formada por inúmeros pontos importante que vão nortear nossa luta. Vamos lutar para ter uma educação de qualidade, para ter um número correto de alunos por sala de aula, cobrar do Governo a contratação de professores para suprir as carências do quadro e brigar pelo pagamento do piso nacional dos professores, brigar pelos professores temporários que tem pouquíssimos direitos, por isso vamos brigar por concurso público para a contratação de mais profissionais para a educação. Infelizmente metade dos professores são regidos por contratos temporários, sendo 98 mestres nessa condição.”, disse o presidente eleito da Apeoesp.
Outra frente de luta da nova diretoria da Apeoesp é com relação a melhoria do atendimento do IAMSP, que hoje não acontece em muitos pontos do Estado, embora os servidores estaduais tenham esse direito. “Osvaldo Cruz por exemplo não tem esse atendimento, então vamos lutar por isso também. Acredito que as negociações das pautas defendidas pelo sindicato não terão dificuldades, uma vez que o Governo de Tarcísio de Freitas não tem colocado obstáculos para a criação de canais de negociações. Assim que o governador assumiu, a Apeoesp já solicitou reuniões sendo atendida prontamente nesse sentido, inclusive algumas reuniões já ocorreram. Na última reunião foi feito um pedido ao governador para que haja uma mesa de negociação permanente entre as partes.”, comentou Fábio.
Para finalizar, o presidente eleito da Apeoesp, Fabio de Morais, deixou um forte abraço a toda população de Osvaldo Cruz, que é a sua cidade.