Paróquia Santuário de São José acolhe o Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz

17/10/2022 08h54 CATOC já tem uma nova diretoria.
Redação - Acally Toledo , Osvaldo Cruz (SP)
Paróquia Santuário de São José acolhe o Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz (Foto: Reprodução)

O CATOC (Centro de Apoio Terapêutico de Osvaldo Cruz) tem uma nova diretoria que já trabalha em prol dos dependentes químicos que buscam naquele local, ajuda para a libertação do vício.

A Paróquia Santuário São José de Osvaldo Cruz desempenha um papel muito importante neste contexto, como explica à reportagem do Portal Metrópole de Notícias, o Padre Rogério de Lima Mendes. “O CATOC nasceu há muitos anos e foi desde sempre impulsionada pela igreja. Com o tempo, a presença da igreja foi mais na dimensão religiosa, como direção espiritual e agora foi constituída uma equipe para coordenar os trabalhos naquela comunidade. São pessoas efetivamente comprometidas com a igreja e também bem quistas no contexto da sociedade. O Diácono Valtercir é o Diretor da casa, e de uma comunidade terapêutica de São Paulo foi trazido um monitor que vai acompanhar os trabalhos no dia a dia.”, disse.

O entrevistado falou também o motivo de a Igreja Católica abraçar esse projeto social. “O Papa Francisco tem falado de uma Igreja Samaritana, ou seja, que cuida especialmente dos necessitados, e a droga é um grande problema no contexto social. Também o plano da Diocese de Marilia, a qual pertencemos, fala de uma igreja em saída, uma igreja missionária, e sobretudo porque os Religiosos Passionistas têm como carisma cuidar dos crucificados, e aqueles que estão nas drogas são de uma certa forma também crucificados.”.

Segundo o Padre Rogério, o CATOC foi acompanhado pela igreja por muito tempo e depois o Lions Club de Osvaldo Cruz desenvolveu seu trabalho e manteve a comunidade de portas abertas e acolhendo durante muito tempo, porém, agora mais do que nunca a presença efetiva e afetiva da Paróquia do Santuário de São José.

A igreja não tem recursos para isso, e conta com a ajuda da comunidade, com a ajuda dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e conta ainda com a ajuda de todas as pessoas de boa vontade. “A missão do CATOC é acolher através da espiritualidade, através de terapias, de convivência de todos que ali estão, e recuperar o cidadão para devolve-lo a sociedade. É um processo também de conversão, de mudança de vida, de um novo nascimento.”, finalizou o Padre Rogério Mendes.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular