Estamos na Semana Santa que leva a todos os católicos a vivenciarem a reflexão do período e o Santuário São José tem uma programação especial que vai até o domingo de Páscoa.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou com o padre Rogério Mendes, que começa dizendo qual deve ser a reflexão da Semana Santa. “A quaresma é um tempo muito propicio, muito oportuno para a Igreja com seus filhos e filhas se prepararem para os mistérios da fé. Na verdade, a centralidade que são a Paixão, a Morte e a Ressurreição do Senhor. Esses mistérios celebramos dentro da Semana Santa e, portanto, esse tempo de intensa preparação através especialmente da oração, do jejum, da caridade, que são princípios que norteiam a caminhada quaresmal. Temos também as devoções, como também a Via Sacra onde refletimos os últimos passos de Jesus, a centralidade, a Santa Missa, enfim, tudo isso ajuda a cada um de nós a adentrar a Semana Santa para celebrarmos com reverência, com fé, fazendo memória dos últimos passos de jesus na terra. São passos de profunda dor, mas especialmente passos de muito amor e misericórdia por nós.”, disse.
Confira a programação:
Nesta segunda-feira a programação é a mesma em nossas comunidades. A partir das 19h30 as comunidades vão sair em peregrinação neste ano jubilar, celebrando a Via Sacra pelas ruas de casa em casa.
Na terça-feira teremos a Missa da Unidade, a Missa do Crisma, conhecida como a Missa dos Santos Óleos, onde o Bispo Diocesano Dom Luís Antônio, Bispo Emérito Dom Osvaldo Giuntini e todo clero, os padres que vão fazer a renovação das promessas sacerdotais, diáconos e também religiosos, seminaristas e uma quantidade enorme de lideranças de todas as paróquias da diocese.
Na quarta-feira da Semana Santa vai acontecer a tradicional Procissão do Encontro, onde a imagem do Senhor dos Passos vai sair da Rotatória do Cristo e a imagem de Nossa Senhora das Dores vai sair do Estádio Municipal, e vão se encontrar no Santuário de São José. Ali ocorrerão momentos de pregação e todos entrarão para a Santa Missa.
De quinta-feira a sábado acontece o Tríduo Pascal, que é o ápice do calendário religioso litúrgico.
Na quinta-feira teremos a Celebração da Instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Católico, a instituição do Mandamento Novo, a tradicional Missa do Lava-Pés. “Para esta cerimônia nós teremos cinco locais, sendo o Santuários São José, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora Rosa Mística, igreja de Nossa Senhora de Fátima e este ano na comunidade Santo Antônio no bairro Monte Líbano. Após a missa da quinta-feira teremos a adoração e vigília até a 0h.”, disse o Padre Rogério Mendes.
Na Sexta-feira da Paixão, das 7h às 12h nessas comunidades acontece a Vigília de Oração, e às 15hs a celebração da Paixão e Morte do Senhor.
No Santuário São José a celebração da Paixão e Morte do Senhor será às 17h e por volta de 18h30 teremos a Procissão do Senhor Morto com a presença de todas as comunidades. Para essa procissão é pedido que tragam velas.
Sábado Santo às 19h30 a mãe de todas as vigílias, a missa da ressurreição no Santuário São José, Rosa Mística, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, além da comunidade Santo Antônio.
Domingo de Páscoa nós não teremos no Santuário a tradicional missa das 7h30. A missa acontece às 9h e às 19h.
Na comunidade Nossa Senhora da Guia missa às 9h e na comunidade São Paulo da Cruz, Bairro Venda Branca missa às 9h. “Aproveito a oportunidade para agradecer a Metrópole que sempre se dispõe a divulgar os nossos eventos, as novas atividades religiosas, sociais e tudo aquilo que promovemos. A todos uma feliz e abençoada Páscoa.”, finalizou o Pároco Padre Rogério Mendes.