A Prefeitura de Osvaldo Cruz apresentou na tarde desta segunda-feira (10), decreto local sobre as novas medidas autorizadas pelo Governo do Estado de São Paulo com relação a flexibilização da quarentena. A DRS de Marilia, a qual Osvaldo Cruz pertence, está na fase Amarela do Plano São Paulo e pode autorizar mais alguns serviços não essenciais.
Nesta nova fase do Plano São Paulo (Fase Amarela), estão liberadas:
- Atividades Imobiliárias;
- Concessionarias;
- Escritórios;
- Salões de Beleza;
- Bares;
- Restaurantes;
- Academia;
- Parques;
- Atividades com público sentado.
*Todos com restrições.
Todos os estabelecimentos terão um novo horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h e aos sábados das 8h às 14h.
Feira Livre
Neste novo decreto já em funcionamento, estão autorizados somente feirantes de Osvaldo Cruz, todos deverão usar máscara e disponibilizar álcool em gel para os seus clientes. Além disso, todos os feirantes devem manter a distância de 5 metros entre uma barraca e outra.
Outra medida autorizada pela Prefeitura de Osvaldo Cruz são as barracas do setor de alimentação (pastéis, espetinhos, refrigerantes e etc), mais com restrições. Estão proibidos de utilizar cadeiras e mesas no espaço que será definido pelo setor de fiscalização da prefeitura.
O Prefeito de Osvaldo Cruz falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias. "Com a notícia do Governador na sexta-feira, nós antecipamos algumas coisas para o sábado, para todos aproveitarem nas compras de dia dos pais, onde eu quero aproveitar para agradecer ao Ministério Público que sempre nos ajuda a regulamentar esses novos decretos no município de Osvaldo Cruz.".
Clique aqui e assista a coletiva completa do Prefeito Edmar Mazucato.
Principais alterações nos critérios de classificação do Plano São Paulo:
- Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase laranja para a amarela passou de 70% para até 75%.
- Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase amarela para a verde passou de 60% para um percentual entre 70% e 75%.
- Regiões estão impossibilitadas de avançarem ou regredirem de fase por ponto percentual, por isso, a gestão desenvolveu uma margem de erro de 0,1 para critérios de evolução da epidemia e de 2,5 para capacidade do sistema de saúde.
- Foram acrescentados os critérios de óbito e internação para cada 100 mil habitantes para que uma região passe da fase amarela para a verde.
- Regiões devem passar 28 dias consecutivos na fase amarela antes de evoluírem para a fase verde.
Cidades do Oeste Paulista que pertencem ao DRS de Marília são:
- Adamantina
- Flórida Paulista
- Inúbia Paulista
- Lucélia
- Mariápolis
- Osvaldo Cruz
- Pacaembu
- Parapuã
- Pracinha
- Rinópolis
- Sagres
- Salmourão
Supervisão de Acally Toledo*