Prefeitura de OC começa fiscalização da obrigatoriedade de uso de máscaras no comércio

30/04/2020 17h35 Só podem entrar nos estabelecimentos particulares ou públicos, pessoas que estejam utilizando máscaras.
Redação - Acally Toledo - Informações: Assessoria de Imprensa, Osvaldo Cruz - SP
Prefeitura de OC começa fiscalização da obrigatoriedade de uso de máscaras no comércio (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

A Prefeitura de Osvaldo Cruz começou nesta quinta-feira (30) a fiscalização de estabelecimentos comerciais autorizados ao recebimento de público durante a pandemia do Covid-19 quanto ao uso obrigatório de máscaras por parte de proprietários, comerciários e clientes. A mesma determinação vale para repartições públicas.

"Só poderá entrar em bancos, lotéricas, repartições públicas, quitandas, açougues, padarias, farmácias, supermercados e outros considerados essenciais mediante o uso de máscaras de pano", disse o Diretor de Fiscalização da Prefeitura, Paulo Tripoloni.

Na quarta-feira, 29, o Prefeito Edmar Mazucato anunciou novo decreto nesse sentido através de uma transmissão pela internet.

Em entrevista Tripoloni reforçou que os estabelecimentos que não respeitarem a determinação podem ter o alvará cassado e terão que parar as atividades. "A responsabilidade pelo uso das máscaras é do proprietário dos estabelecimentos ou direção dos locais onde há atendimento ao público", explicou o diretor.

A Prefeitura afirma que conta com a colaboração de todos no sentido de cumprimento da medida e também da Polícia Militar para reforço na orientação e fiscalização.

Máscaras de pano são fundamentais, segundo Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, além de eficiente as máscaras de pano são um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular