Em um pronunciamento na página oficial do facebook da Prefeitura de Osvaldo Cruz, o prefeito Edmar Mazucato, determinou que a população utilize máscaras de proteção fácil em espaços públicos, transporte e comércio em geral.
O uso de máscaras pode reduzir a transmissão da Covid-19 para até 1,5%, e, pensando nisso, o Decreto trata sobre o uso desse EPI (Equipamento de Proteção Individual) pela população, para conter a proliferação da Covid-19 no município.
O prefeito Edmar Mazucato falou sobre a medida. "Nós fomos até onde podíamos com relação as flexibilizações e percebemos que a população não está se cuidando. Na região temos vários n°4459 de 29 de abril de 2020, decretamos o uso obrigatório de máscaras de proteção facial pela população de Osvaldo Cruz. Estabelecimentos que tem atendimento presencial, o proprietário é obrigado a cobrar o uso da máscara pelos funcionários e agora também dos clientes. Se a fiscalização encontrar alguém dentro do estabelecimento que estiver sem a máscara, o estabelecimento será lacrado, o alvará será cassado. Para entrar nos espaços públicos também é obrigatório o uso de máscaras."
Segundo Mazucato, da porta pra fora dos estabelecimentos, é recomendado que as pessoas também utilizem as máscaras.
A medida vale a partir desta quinta-feira, dia 30 de abril.