Na manhã desta terça-feira (19), foi realizada na sede da Prefeitura de Osvaldo Cruz, uma reunião entre alguns feirantes, o diretor do Departamento de Fiscalização, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a prefeita Vera Morena.
Depois que o município foi rebaixado para a fase vermelha do Plano SP, vários setores do município tiveram mudanças, entre eles, a feira livre. Nesta nova mudança, as ruas Ricardo Ponciano e Dr. Taves estarão fechadas para maior segurança e controle das ordens estabelecidas.
Todo as medidas serão fiscalizadas pelo setor de fiscalização da Prefeitura de Osvaldo Cruz.
Durante a fase vermelha, a feira livre terá as seguintes mudanças:
- Apenas 1 pessoa por família para evitar aglomerações;
- Uso OBRIGATORIO de máscara por parte dos consumidores e dos feirantes;
- Álcool em Gel 70% nas entradas e barracas;
- Proibido o consumo de produtos na feira e proibido a colocação de mesas na praça de alimentação;
- É opcional por parte do feirante participar da feira livre, caso seja grupo de risco ou more com pessoas que se enquadram no grupo de risco.
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Paulo Tripoloni, Chefe do Setor de Fiscalização da Prefeitura que falou sobre o assunto. “Houve uma reunião com a comissão de feirantes, com a nossa prefeita Vera, o departamento de fiscalização e o departamento de meio ambiente do município, o qual foi decidido que a feira livre vai continuar no mesmo local e mesmo horário, porém, vai sofrer algumas alterações para o bem estar de todos e a prevenção contra a pandemia do Coronavírus, já que chegamos no limite máximo de casos em Osvaldo Cruz e região de Marília. O setor de fiscalização da prefeitura estará acompanhando as feiras de quinta e de domingo.”, disse.
André Fúrio, feirante presente na reunião, também falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias. “A reunião foi bem produtiva e vamos pedir o apoio da população para podermos continuar fazer o nosso trabalho. Pedimos para que todos, população e feirantes, que respeitem as orientações do setor de fiscalização.”.
A Prefeita Vera Morena falou com a nossa reportagem e fez um resumo sobre a reunião com os feirantes. “Quero dizer para a população de Osvaldo Cruz que estamos tomando providencias para que eles tenham um ambiente seguro para fazer suas compras, adquirir os alimentos da feira. Conversamos com todos os envolvidos, com a comissão dos feirantes, o pessoal da fiscalização, da vigilância sanitária e a secretaria de meio ambiente, devido estar alocado naquela secretaria a Defesa Civil, através da Silvana Maciel. Solicitamos apoio da Defesa Civil, vamos conseguir fechar as laterais, e controlar o fluxo de pessoas dentro da feira, levando a nossa população a segurança. Aproveitamos para fazer até um apelo para que nos ajude, venha só uma pessoa da família, seja consciente na questão da máscara, todos os feirantes estão oferecendo álcool em gel para que a gente consiga manter as pessoas em segurança.”, explicou Vera.
Em caso de denúncia de irregularidades por parte dos feirantes ou consumidores, poderá sofrer sanções da lei, a mudança de local ou até mesmo o cancelamento da feira livre.
Supervisão de Acally Toledo*