Depois de ser amplamente divulgado pelas grandes mídias a notícia de que pelo menos 26 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca foram aplicadas estando vencidas em diversos postos de saúde do país, a prefeitura de Osvaldo Cruz se manifestou a respeito.
De acordo com nota encaminhada para a imprensa na tarde desta sexta-feira (02), o município de Osvaldo Cruz recebeu dois lotes dessa remessa, porém assim que os lotes foram recebidos e no período oportuno foram aplicadas as doses antes do vencimento.
Ainda segundo a nota, existe um controle rígido do vencimento das vacinas que é feito pela Secretaria de Saúde, portanto, as doses desse lote aqui em Osvaldo Cruz foram aplicadas antes do vencimento.
Segue a nota na íntegra:
A respeito da notícia publicada pela grande imprensa no sentido de que o "Governo aplica 26 mil vacinas vencidas" e onde brasileiros teriam recebido imunizantes vencidos em mais de 1.500 cidades da fabricante AstraZeneca fora do prazo de validade, a Prefeitura de Osvaldo Cruz se manifesta nos seguintes termos:
"Para esclarecimento da população o município de Osvaldo Cruz recebeu dois lotes dessa remessa, porém ASSIM QUE OS LOTES FORAM RECEBIDOS E NO PERÍODO OPORTUNO FORAM APLICADAS AS DOSES ANTES DO VENCIMENTO.
Graças a um controle rígido do vencimento, a Secretaria de Saúde informa que os imunobiológicos da sala de vacinas são controlados e inspecionados periodicamente, o que garante que a população NÃO RECEBA VACINAS COM VENCIMENTOS EXPIRADOS.
A Secretaria de Saúde recebeu um lote no dia 27/01/2021, com validade para 13/04, utilizados todos em primeira dose.
O outro lote foi recebido em 26/02/2021 com validade para 29/03, também aplicado em primeira dose.
Esclarecendo e para que não haja problemas de comentários inoportunos e com o objetivo de evitar constrangimentos maiores é emitida esta nota.
É a nota.
Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz
Prefeitura de Osvaldo Cruz