Nesta sexta-feira (10) pela manhã o setor de Controle de Vetores da Prefeitura de Osvaldo Cruz recebeu na sede do Centro Cultural Maria Conceição Villaça a equipe da SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias) do Estado uma palestra de orientação de equipes de saúde, entre outras, de profissionais da área para cuidados a respeito do manejo de escorpiões.
As informações agora serão utilizadas para orientar a população no enfrentamento do aracnídeo e os perigos quanto ao uso indiscriminado de inseticidas.
Os especialistas explicaram que a maior causa da aparição dos escorpiões é a forma errada que a população dedetiza suas casas, pois isso causa o desalojamento do inseto. Além do acumulo de lixo que serve de abrigo para o animal.
O setor de Controle de Vetores orienta a não utilização de venenos, porque faz com que o aracnídeo saia de onde está abrigado. A melhor maneira de evitar esse problema é não acumular resíduos e entulhos.
Com a chegada do verão e grande incidência de chuva, é importante ficar atento. Nesse período os escorpiões saem de seus abrigos, principalmente a noite.
Outro fato fundamental que impossibilita a entrada desses insetos nas moradias é a instalação de telas nos ralos, janelas e portas.