O Procon de Osvaldo Cruz fechou o balanço de atendimentos de 2022. Entre os principais atendimentos realizados, entre os aproximadamente 2 mil no ano, os contratos de empréstimos não autorizados e que têm idosos como pivôs de serviços são os principais.
Golpes de empréstimos consignados e também telefonemas com tentativas de captura de dados aparecem em segundo lugar como demandas importantes que levaram consumidores ao Serviço de Proteção.
De acordo com o coordenador do Procon, Adenilson Aparecido Barbosa (o conhecido Exclusivo), o lado positivo fica para o comércio local, com apenas três registros e todos solucionados.
No ano foram cerca de 2 mil reclamações, sendo 1.752 reclamações formalizadas. Dos registros feitos ocorreram 160 audiências conciliatórias, das quais 80% dos casos foram solucionados.
As reclamações mais comuns foram referentes a telefonia, empréstimos consignados sem o consumidor solicitar, seguros que o consumidor não contratou e boletos falsos.
Mas o campeão de reclamações tem sido golpes de empréstimos consignados, onde as ligam para o cliente se passando por banco, dizendo que ele tem um valor a receber, solicitando assim documentos para que o estelionato seja efetivado.
No caso dessas ligações, o Procon recomenda que a pessoa antes de enviar os documentos, entre em contato com o seu banco, ou com as pessoas de sua confiança.