Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz oferece atendimento com nutricionista para os pacientes

02/07/2024 09h12 Além de alimentos é oferecida uma linha de suplementos durante o tratamento.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz oferece atendimento com nutricionista para os pacientes .

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz tem trabalhado para oferecer cada vez mais um atendimento humanizado para os pacientes.

Uma das especialidades que são disponibilizadas é a nutrição, e para falar sobre o assunto a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a nutricionista Rafaela Manganeli da Silva.

Segundo a profissional, o trabalho na Rede é proporcionar para o paciente oncológico um tratamento mais leve, fazer com que ele passe essa etapa e tenha sucesso no tratamento, minimizando os efeitos colaterais da quimio e radioterapia. “A gente desmistifica mitos e verdades que tem dentro da alimentação oncológica para favorecer o melhor aporte nutricional, ou seja, fazer prevalecer o estado nutricional deles, fazendo com que eles tenham o melhor desempenho, melhor desenvolvimento, pois mantendo a parte nutricional faz com que a outra parte que é a clínica, médica oncológica, tenha mais sucesso também. E tem um outro detalhe importante, além dos alimentos, a gente também tem uma linha de suplementação, que são os imunomoduladores para tratar esse paciente antes da cirurgia, orientar sobre qual é o melhor antes da quimio, pós quimio, então cada paciente é olhado de uma forma individual e o tratamento é feito de forma específica. Isso deve ser feito porque as vezes o paciente não é só oncológico, ele traz outras patologias, e isso tem que ser analisado.”, disse Rafaela Manganeli.

Ainda de acordo com a nutricionista, é importante que o paciente siga corretamente as orientações nutricionais, e nesse caso, eles têm sido excelentes, por isso o resultado tem sido muito bom. “Pacientes que estavam tendo perda de peso agressiva com 10,11 quilos a menos, quando começam o acompanhamento eles ganham peso e isso é muito gratificante. Nós estamos atendendo esses pacientes também numa oficina culinária, tanto criança quanto adulto, para demonstrar realmente na prática como fazer, tanto na parte do que eles devem comer, mas como elaborar esses alimentos com toda parte de higienização e manipulação para garantir a melhor segurança alimentar para eles.”, concluiu.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular