A Secretaria Municipal de Saúde está orientando pacientes que aguardam cirurgias eletivas marcadas antes e durante o período de pandemia e que não foram atendidas para que fiquem atentas.
A Secretaria Estadual de Saúde está entrando em contato com esses pacientes via telefone para saber se ainda estão necessitando do procedimento ou não.
O órgão informa que o contato com esses pacientes muito difícil e muitos estão perdendo a oportunidade do atendimento.
De acordo com Secretária Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz, Renata Coneglian, a fila de espera para cirurgias eletivas se alongou devido a pandemia da Covid-19, e devido a isso o Estado de São Paulo resolveu criar uma central de chamadas onde eles ligam para cada paciente que está nessa fila para fazer a confirmação, ou seja, se o paciente ainda necessita do procedimento ou se o assunto já foi resolvido de uma outra forma.
“A população deve ficar atenta, pois essa central é em São Paulo com o código de área 011, e muitas pessoas estão recusando as ligações por se tratar de um número desconhecido”, explicou a secretária.
Renata explicou ainda que essa central de ligações faz três tentativas de contato com o paciente, se na terceira tentativa não houver atendimento da chamada o nome é automaticamente excluído da lista.
Ainda de acordo com a secretária, aqueles que não atenderam a ligação e perderam a oportunidade de agendar a cirurgia, poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal para tentar novamente entrar na lista de cirurgia.
Os interessados deverão procurar a sede da Secretaria Municipal de Saúde de segunda a sexta-feira das 14h às 16h na rua Fernando Costa, 645