A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz, realiza ações para evitar aglomerações e priorizar atendimentos de emergência em determinação ao decreto do Governo do Estado de São Paulo, para controle e prevenção a transmissão do Coronavírus.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou com a Secretária de Saúde, Ivete Alves Conca, que destacou que os atendimentos ambulatoriais estarão suspensos a partir desta segunda-feira (23). "Nós estamos realizando várias ações e restringindo o número de pessoas dentro das unidades de saúde por conta do coronavírus. A partir de hoje os atendimentos ambulatoriais estão suspensos. Quem tiver consulta agendada com a ortopedia, ginecologia, cardiologia, psicologia, fonoaudiologia, terão as consultas desmarcadas.", disse.
Ivete Conca disse também que os exames de rotina estarão cancelados. "Não vamos realizar coleta de sangue para exames de rotina, então pedimos para que a população não procure as unidades de saúde se realmente não for necessário. As unidades estarão abertas, mas para atendimento de urgência. Pedimos para que a população aguarde e fique em casa até que essa fase passe.".
A Secretaria de Saúde falou também sobre o transporte de pacientes que realizam tratamento em Tupã, Marília, Jaú e São Paulo. "O transporte para Jaú não depende de nós suspender, o próprio hospital está cancelando algumas consultas, São Paulo também é assim e não podemos garantir o retorno, por isso esperamos orientações de cada hospital. O AME já suspendeu atendimento e a orientação é só para casos de urgência.", destacou.
A Pasta pede para que quem apresente algum sintoma de coronavírus, para que entre em contato com uma unidade de saúde por telefone. "Ligue na unidade, converse com a enfermeira que ela vai agendar uma consulta. É importante não ir as unidades e muito menos no pronto socorro da Santa Casa.".
Ivete Conca pediu para que quem reside em cidades onde tenham casos confirmados e estão em Osvaldo Cruz, que avise a Secretaria de Saúde. "Estamos sabendo de casos de pessoas de fora que estão vindo se isolar em Osvaldo Cruz. Pessoas que vieram de São Paulo, onde tem vários casos confirmados e até mortes, por favor, se você souber de alguém que esteja aqui, comunique a Secretaria de Saúde para podermos realizar o monitoramento dessas pessoas.".
A Secretária confirmou que as duas pessoas que apresentaram sintomas da doença aqui em Osvaldo Cruz, seguem sendo monitorados. "Esses dois casos estão sendo monitorados. Quem está com tosse e febre será monitorado, colocaremos em isolamento e monitoramos ela e familiares. É importante que quem está isolado, saiba que tem que ficar dentro do seu quarto e manter distância inclusive dos familiares de dentro da mesma casa.", finalizou.
Além disso, a Pasta pede cautela para a população e alerta para que crianças e idosos só procurem atendimento em Postos de Saúde, caso realmente se faça necessário.
Confira no vídeo abaixo: