O Setor de Conservação de Vias Públicas da Prefeitura de Osvaldo Cruz tem feito um trabalho importante para a manutenção e conservação das vias da área urbana da cidade limpos.
Terrenos que não recebem serviços de limpeza e capina por parte dos proprietários, costumam se transformar em área de infestação de insetos e outros animais peçonhentos, entre eles, escorpiões e mosquitos transmissores de doenças como a dengue, a febre amarela e a leishmaniose.
O Diretor de Vias Públicas e Transportes, Antônio Andrelucci Rocha, conversou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre inúmeras reclamações que chegaram, pelo fato das cobranças da taxa de limpeza dos terrenos feitos pela prefeitura estarem incluídas no carnê do IPTU. "Nós recebemos muitas denúncias durante o ano sobre lotes e terrenos na cidade que não estavam roçados. Fazemos as notificações, enviamos aos responsáveis e muitas pessoas acabam não ligando para essas notificações. Quando verificamos que passou a data da notificação e o terreno não está limpo, a prefeitura realiza esse trabalho de limpeza e coloca a cobrança no carnê do IPTU. Muitas pessoas receberam essas cobranças no seu carnê e reclamaram porque dói no bolso. O trabalho da nossa diretoria é silencioso, mas contínuo. Mandamos a notificação e esperamos 15 dias para que as pessoas façam a capina, e se não fizer, nós fazemos, porém vai estar sendo cobrado no IPTU do próximo ano.", disse.
Antônio Andrelucci Rocha lembrou que a prefeitura não quer causar prejuízos para a população, mas sim manter a cidade limpa. "Não queremos levar ônus para os moradores de Osvaldo Cruz, mas as pessoas precisam se conscientizar e limpar os terrenos. Aí os proprietários esquecem, nós fazemos o nosso trabalho, e colocamos o valor total gasto com a limpeza do terreno durante o ano e as pessoas chegam para reclamar do valor. Não queremos causar prejuízo para ninguém, o que queremos é que fique limpo.", destacou.
Segundo Rocha, terrenos com mato alto acabam se tornando criadouros de bichos peçonhentos, como baratas, escorpiões e também acaba sendo um ambiente favorável para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como é o caso da Dengue. "Os vizinhos desses terrenos estão reclamando, a prefeitura faz o trabalho de limpeza e quem sabe agora que está doendo no bolso das pessoas, elas se conscientizam.", finalizou.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone (18)3529-1212.