O Tiro de Guerra de Osvaldo Cruz (02-089), convoca neste mês, até esta quarta-feira, 16 de dezembro, os integrantes da reserva do Exército Brasileiro que tenham se afastado nos últimos cinco anos para o Exar 2020 (Exercício de Apresentação da Reserva).
Esta é uma ação realizada anualmente pelas Forças Armadas e que tem como objetivo principal a atualização de dados e regularização da situação militar do pessoal da reserva, considerando uma possível necessidade de mobilização.
QUEM DEVE SE APRESENTAR?
Deverão comparecer na Junta Militar oficiais e praças de carreira transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) que tenham sido classificados em “Situação Especial“; e praças reservistas de 1ª e 2ª Categorias licenciados.
ATUALIZAÇÃO ON-LINE
A outra opção para participação no EXAR é a atualização de dados via internet, pelo site: www.exarnet.eb.mil.br. De forma on-line, o período de realização do exercício será até o dia 31 de janeiro de 2021.
Vale lembrar que na impossibilidade de realizar a atualização nesses períodos, presencialmente ou pela internet, o reservista poderá se apresentar posteriormente para cumprimento do EXAR, entretanto, arcará com o pagamento de uma multa, conforme previsto na Lei de Serviço Militar e seu regulamento.
A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Diorgilis Soares, Secretário da Junta do Serviço Militar de Osvaldo Cruz que falou sobre o assunto. “Todo jovem que deu baixa nos últimos 5 anos no Exército Brasileiro, seja ele Soldado, Atirador, Sargento ou Oficial deve comparecer ao Exar para realizar sua apresentação. A finalidade do Exar é praticar o mecanismo de convocação pelo Exército, avaliar a eficiência do sistema de mobilização do Exército Brasileiro, atualizar os dados cadastrais dos reservistas, cultuar o espirito cívico dos integrantes da reserva. Então todos que prestaram o serviço militar nos últimos 5 anos, devem se apresentar ao Exar que ocorre até o dia 16 de Dezembro, onde em 16 de Dezembro comemoramos o dia do Reservista.”, disse.
Diorgilis Soares explicou quais as medidas impostas para quem não participar do Exar junto ao Exército Brasileiro. “O jovem que deixar de comparecer, vai sofrer as penalidades impostas pelo Regulamento da Lei do Serviço Militar. Ele pagará a multa mínima federal prevista no artigo 1763 deste regulamento, e ficara impedido de se ausentar do país, ingressar no cargo público ou privado, prestar concurso público, entre outras penalidades.”, finalizou.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas na Junta de Serviço Militar de Osvaldo Cruz através do telefone (18) 3528-1086. O atendimento presencial acontece na Sede do Tiro de Guerra de Osvaldo Cruz, que fica na Rua Paulino Orlandi, 75-A - Vila São José.
Supervisão de Acally Toledo*