O prédio do PSF do Jardim Paraíso passa por reformas e desde então o atendimento está sendo feito no prédio antigo do Cartório Eleitoral.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias recebeu uma reclamação do vereador Roberto Amor Lhana, onde ele diz que houve a mudança sem um planejamento e o novo local passou a funcionar sem ar-condicionado, ventiladores e internet, dificultando a vida dos pacientes daquele local.
Segundo o vereador, deveria ter ocorrido primeiro a adequação do prédio, para depois fazer a mudança. “Eu quero me dirigir a população da região do Jardim Paraiso, Nelson Cavalini, Mário Covas, Atenas e outros, pessoal que é atendido pelo PSF do Paraiso, que devido a reforma do prédio, está atendendo temporariamente em novo local, que fica na Rua Bélgica, antigo Cartório Eleitoral, próximo ao Fórum. Mas o que me chamou a atenção foi o fato de ter ocorrido uma mudança mal planejada, onde o PSF foi jogado para um local que não havia sido preparado para isso, pois estava sem ar-condicionado, sem ventilador, sem telefone, sem internet, e isso causou inconvenientes, porque não tem como fazer uma consulta, atender um paciente com o pessoal ainda fazendo a instalação de ar-condicionado, sem internet, sem telefone.”, disse.
O vereador comentou que é a favor que o prédio seja reformado, mas já que vai mudar, antes precisa ajeitar as coisas. “Vai lá e ajeita o prédio com a instalação de internet, telefone, ar, ventilador e deixa tudo funcionando. Não houve atendimento quinta-feira, sexta-feira, segunda, terça-feira, as pessoas ficam abandonadas e segundo os moradores disseram, não foi colocada uma faixa avisando da mudança e nem onde deveriam ir para serem atendidos. Isso não pode acontecer, porque é preciso reformar, mas que se faça um planejamento antes. Poderia também ter sido procurado um imóvel mais perto de onde os moradores estão acostumados, próximo ao prédio do PSF, porque o local mais distante não está nem dentro da área de atendimento do posto médico.”, destacou o vereador.
O outro lado
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias encaminhou a reclamação para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, que respondeu através da seguinte nota:
A Prefeitura de Osvaldo Cruz lamenta a postura do vereador Roberto Amor Lhana.
Não é verdade que ocorreu falta de planejamento na mudança temporária de endereço no Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim Paraíso.
Não foram registrados problemas mencionados pelo vereador quanto à infraestrutura de ventiladores e internet.
A informação sobre mudança de endereço foi informado no dia 17/04, tomando-se o cuidado de transferir os atendimentos para os pacientes agendados para o Posto de Saúde do Jardim Santa Tereza.
As mudanças ocorrem para adequação e melhoria do prédio próprio do PSF Jardim Paraíso e são temporárias.
Portanto, a nota do vereador tem cunho político e só causa tumulto na população e não para melhorar qualquer aspecto o serviço, o que é lamentável.
É a nota.
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Osvaldo Cruz