A Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz realiza nesta quarta-feira(05), mais uma etapa de coleta de sangue de cães para exame da Leishmaniose. Desta vez, não haverá vacina contra a raiva.
A coleta de sangue acontece para detectar se o animal está contaminado pela leishmaniose, pois muitas vezes a doença ainda não se manifestou ou é assintomática, mas o cão está com a doença como hospedeiro e espalhando o vírus através do mosquito palha.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Médico Veterinário Coordenador da VEP, Dr. Marcelo Cândido. “Nosso trabalho vai acontecer quarta-feira (05), defronte a Vigilância Epidemiológica, antigo Fórum, ao lado da Prefeitura, das 8h às 12h, com toda equipe dando oportunidade das pessoas que tem cães de realizarem o exame gratuito, afim de saber se o animal está sadio ou não. Todos os cães acima de quatro meses de idade poderão ser levados para coleta de material para o exame.”, disse.
Segundo o médico veterinário, o resultado do exame sai em aproximadamente sete dias e as pessoas poderão ligar para (18) 3528-9510, que o resultado será fornecido. “No caso do exame positivo nesse teste de triagem que é fornecido pelo Instituto Adolfo Lutz, a VEP envia uma amostra de sangue para Marília onde é feito um segundo exame. Se confirmada a doença, o proprietário é comunicado e orientado pela vigilância. O exame só não pode ser feito em animais que estejam fazendo uso de medicamentos, fazendo algum tipo de tratamento.”, finalizou Marcelo Cândido.