A reportagem do Portal Metrópole de Notícias foi procurada na tarde deste domingo (01) por uma moradora do bairro Colina das Flores, em Osvaldo Cruz, para denunciar uma onda de matança de animais no local.
Segundo a dona da casa Edna Pereira de Oliveira, de 40 anos, na manhã deste domingo um dos seus gatos apareceu em sua residência com a boca espumando e que mais tarde acabou morrendo, semelhante a envenenamento.
Edna também disse que não é a primeira vez que isso acontece, sendo que ela tinha nove gatos e três já haviam desaparecido. A dona de casa pediu providências para que isso não volte acontecer.
Crime
Envenenar animais é crime e pode leva a cadeia. As maiores vítimas são geralmente animais de rua, ou aqueles que, apesar de terem dono, têm acesso à rua.
Crime contra animais está previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605, de 13/02/98). O artigo 32 da lei diz que é considerado crime ambiental “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade - como é considerada a morte de animais, após longo sofrimento, por envenenamento - e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao juiz substituir a pena de detenção por multa, revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.
Quer saber mais sobre o "VOCÊ REPÓRTER"? Clique aqui.
Supervisão de Acally Toledo*