Com muita competência e dedicação, o Canil do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), com sede em Presidente Prudente (SP), conquistou o primeiro lugar na 7ª Competição Sul-Americana de Cães de Trabalho, também conhecida como "K9 Olympics Brasil".
O evento, que ocorreu entre os dias 14 e 18 de outubro, em Florianópolis (SC), reuniu 65 competidores, entre militares e civis do Brasil, Argentina, Uruguai e participação especial da Suíça.
Medalhas
Durante os cinco dias de competições, os participantes enfrentaram provas que testaram as habilidades em áreas como detecção de narcóticos e explosivos, guarda e proteção, obediência, ataque e busca de pessoas e rastreamento, além de desafios físicos com os cães.
A regularidade dos 'cãopetidores' em todas as provas garantiu ao 8º Baep o título de campeão geral da competição, além do 3º lugar na prova de Guarda e Proteção e 2º lugar na busca e captura em ambiente interno.
A equipe do Canil do policiamento do Oeste Paulista foi composta pelos cabos PM Belasco com a cadela Ravena, PM Vesco com a cadela Kira, e PM Franco com o cão Bolt, sob a supervisão do Subtenente PM Júnior.
Competição mundial
Além disso, a dupla composta pelo cabo PM Vesco e a cadela Kira conquistou o direito de representar o Brasil na competição mundial "Olympic's K9", que será realizada nos Estados Unidos em 2025.
A equipe também recebeu certificação internacional pela Associação Sul-Americana de Cães de Trabalho (ASACT), um reconhecimento pelo alto nível de desempenho.