Após mais de 80 anos no ar, de segunda a sexta-feira, sempre à s 19 horas, a flexibilização da Voz do Brasil é sancionada nesta quarta-feira (04/03) pelo presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. A cerimônia aconteceu à s 11h, e contou com a presença de radiodifusores de todo paÃs.
A luta para a aprovação do projeto era antiga. Foram 15 anos de tramitação no Congresso Nacional e intenso trabalho de entidades representativas e empresários junto aos parlamentares, tanto na Câmara, quanto no Senado.
"Em BrasÃlia, dezenove horas"
A frase que abre o programa de rádio mais antigo e conhecido do paÃs vai ficar apenas na memória dos brasileiros.
Com a flexibilização da Voz do Brasil, emissoras poderão veicular o programa entre 19h e 22h.
Projeto de lei foi votado em março
No último dia 13 de março, o projeto de lei que permite a transmissão pelas emissoras comerciais e comunitárias, da Voz do Brasil - o noticiário com informação estatal, de 60 minutos, sem cortes - poderá agora ser veiculado entre 19h e 22h, no horário que for melhor para cada rádio.
O posicionamento da ABERT
Para o presidente da ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Paulo Tonet Camargo, "Este é um momento histórico que a radiodifusão comemora como uma grande conquista. A flexibilização traz benefÃcios para todos: a rádio poderá adequar a sua transmissão de acordo com a programação e o cidadão brasileiro poderá ouvir a Voz do Brasil em diferentes horários", afirma ele.
As emissoras que optarem por flexibilizar o horário ficam obrigadas a veicular, diariamente, às 19h, inserção informativa sobre o horário de transmissão da Voz do Brasil.
Ficará a cargo do Poder Executivo determinar ainda maior flexibilização ou até a dispensa de transmissão da Voz do Brasil em situações excepcionais.