No Rio Grande do Sul, Guaíba causa novos alagamentos e moradores se abrigam nas margens de rodovias

27/06/2024 08h31 Segundo a prefeitura, a enchente destruiu até 8 mil casas em Porto Alegre.
Por: g1, Porto Alegre - RS
No Rio Grande do Sul, Guaíba causa novos alagamentos e moradores se abrigam nas margens de rodovias .

No Rio Grande do Sul, as águas do Guaíba expulsaram, de novo de casa, pessoas que tinham acabado de voltar.

A dona de casa Samanta Aguiar da Silva vive o primeiro mês da maternidade de gêmeos em uma barraca, às margens da BR-290.

“Ela é a Ariele e ele é o Andriel. Eles são bem tranquilos, graças a Deus. Eles não choram muito, são bem tranquilinhos”, conta.

Ela já estava acampada quando entrou em trabalho de parto porque a casa dela estava alagada. Depois que os bebês nasceram, a família até tentou voltar para casa.

“Tivemos que voltar para cá de novo porque a água voltou novamente. Graças a Deus, tem muita gente que está ajudando, trouxeram bastante coberta, daí já ameniza um pouco. Mas o que mais preocupa é isso, é eles, é a saúde deles”, afirma Samanta.

Embaixo da mesma ponte, estão vivendo dezenas de famílias moradoras das Ilhas de Porto Alegre. Muitos dizem que lá estão mais perto de casa e, assim, podem tentar voltar mais rapidamente quando a água baixar. Dentro da barraca, o Antônio montou cozinha, quartos e um depósito para as doações.

“Tem os moveizinhos que eu estou ganhando devagarinho e amontoando aqui, que não dá para levar para casa”, conta.

Segundo a prefeitura, a enchente destruiu até 8 mil casas em Porto Alegre. Na Zona Norte da capital, o dia foi de mutirão para ajudar os moradores da Vila Asa Branca. Um CTG foi aberto para atender todas as demandas de quem ficou sem documentos, precisa de assistência social ou de informações sobre programas habitacionais - talvez esse, o maior interesse para quem perdeu tudo que tinha.

A aposentada Olíria Terezinha Rodrigues, de 71 anos, ganhou móveis, mas ainda não tem onde guardá-los.

“A minha casa está interditada, eu não consigo entrar para a minha casa. Está ruim mesmo e eu estou em casas de pessoas estranhas, assim, e eu gostaria de um cantinho para ficar tranquila”, diz.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular