Um avião bimotor caiu em Birigui, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (4). Conforme a Polícia Militar, o piloto fugiu.
Ainda segundo a PM, a aeronave, matrícula PR-NIB, saiu do aeroclube da cidade e caiu a poucos metros de distância, próximo a uma oficina. A suspeita da polícia é que o avião seria usado para buscar drogas no Paraguai.
A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso. Ninguém foi preso.
Segundo apurado pelo g1, com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) estava vencido, o que proíbe a aeronave de voar.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que técnicos também foram acionados para ir ao local fazer a perícia.
"Na ação inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação. A conclusão da investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", informou o órgão.
O Cenipa ressalta que a investigação feita pelo órgão tem objetivo de identificar falhas ou problemas para prevenir novos acidentes com características semelhantes.