O Corpo de Bombeiros atendeu na noite deste domingo, a ocorrência de um incêndio de grande proporção que atingiu uma área particular próximo ao Fórum de Osvaldo Cruz.
Com a ajuda de um caminhão pipa, os militares conseguiram apagar o fogo porém parte da cidade ficou coberta por uma nuvem de fumaça.
Moradores dos bairros próximos, relataram que não conseguiram ficar em suas casas pois o cheiro era muito forte.
Por se tratar de um crime, a engenheira ambiental Silvana Maciel, esteve no local e avaliou os danos causados. "Essa fumaça é totalmente prejudicial à saúde, o clima está muito seco pela falta de chuva. Pedimos encarecidamente, para que a população não faça isso, pois um pequeno foco pode se alastrar e tomar grandes proporções.", destacou.
A engenheira também ressalta que esse tipo de ato deve ser denunciado. "Se alguém perceber que estão colocando fogo perto de casas ou em pastos, por favor, façam a denúncia. Ela pode ser anônima, basta indicar o local.", finaliza.
PrejuÃzo para o Meio Ambiente
Dentre as principais consequências das queimadas é possÃvel citar algumas bem relevantes, como: alterações climáticas e comprometimento dos recursos naturais, além das consequências inevitáveis para a saúde humana, como problemas respiratórios, cardÃacos, psicológicos, entre outros.
Algumas medidas que podem contribuir para a diminuição das estatÃsticas de ocorrências de incêndios, sendo elas: realizar queimadas somente com autorização dos órgãos que preservam o Meio Ambiente e a proibição de se fazer fogo em reservas ecológicas e parques florestais.
As denúncias de focos de incêndio, no municÃpio de Osvaldo Cruz, podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros, Prefeitura ou Secretaria de Meio Ambiente.