A Polícia Militar, através da equipe de Força Tática, Sargento Fantes, Cabos Alex e Alan e Soldado Mariotti realizou na última quarta-feira (16) uma operação visando a redução dos indicadores criminais na cidade de Tupã. Durante um patrulhamento tático direcionado, os policiais surpreenderam três indivíduos na Rua Ernesto Coquemala, um local já conhecido pelas autoridades como ponto de venda de drogas.
Ao avistarem os policiais, um dos indivíduos, posteriormente identificado como sendo ainda adolescente, jogou um objeto no quintal de sua residência, aproveitando que o portão estava aberto. De imediato, os policiais abordaram os três suspeitos.
Ao verificar o objeto jogado, a equipe confirmou que se tratava de porções de maconha. Além disso, ao observarem o interior da residência, os policiais encontraram, sobre um rack na sala, mais entorpecentes e dinheiro. Foram apreendidas 17 pedras de crack, 10 pinos de cocaína, 7 porções de maconha e R$ 35,00 em notas fracionadas.
No local, o adolescente assumiu a posse de todas as drogas e confessou envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Os outros dois indivíduos, que também foram abordados, relataram que estavam no local para comprar drogas, informando que pagariam R$ 10,00 por cada porção de maconha.
Diante dos fatos, com apoio do Sargento Valentim, Cabo Ruiz e Soldado J. Santos, todos foram conduzidos à delegacia de plantão. Os dois usuários foram ouvidos como testemunhas e liberados. Já o adolescente foi autuado em flagrante por ato infracional de tráfico de entorpecentes.
Contudo, com base no artigo 173 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que a prisão de adolescentes só é permitida em casos de crimes violentos ou com grave ameaça, e considerando que o adolescente é réu primário e que o crime cometido é contra a saúde pública, o delegado responsável optou por liberá-lo, e o adolescente responderá ao processo em liberdade.