Funcionários da Penitenciária MaurÃcio Henrique Guimarães Pereira, a P2, em Presidente Venceslau, apreenderam 39 cartões de memória que continham músicas e filmes variados e estavam no recheio de bifes, que eram levados por uma visitante para um detento que cumpre pena na unidade.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), informou, os bifes ainda estavam recheados com dois saquinhos plásticos, que continham tinta azul, três adaptadores de cartão de memória desmontados e seis carcaças de adaptadores de cartão de memória.
A PolÃcia Militar foi acionada e conduziu a mulher à Delegacia da PolÃcia Civil, onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência. Já o preso que receberia a visita responderá a Procedimento Disciplinar para a apuração do caso.
Drogas e celulares
Ainda segundo a SAP, outras penitenciárias localizadas na região de Presidente Prudente registraram apreensões de drogas e celulares que visitantes pretendiam levar para detentos.
Em Lucélia, durante os procedimentos de revista por meio do aparelho de scanner corporal, a visitante de um preso foi flagrada com um invólucro com um microcelular escondido em sua genitália.
A mulher foi encaminhada à Delegacia da PolÃcia Civil e o preso, ao Pavilhão Disciplinar para a apuração do caso.
Ainda na mesma unidade, outra mulher também foi surpreendida de maneira idêntica, com duas placas de microcelular, um chip para telefone e fios de estanho. Os mesmos procedimentos do caso anterior foram adotados com a visitante e o preso.
Na Penitenciária de Pacaembu, tops femininos foram usados para tentar burlar a segurança da unidade por três visitantes que acabaram flagradas pelas imagens do scanner corporal. Estavam escondidos nos tops, quatro celulares, dois chips, dois carregadores e uma moeda de R$ 0,05.
Além delas, outras quatro mulheres também foram flagradas da mesma maneira, mas, levando na genitália dois celulares, um chip, duas baterias, uma porção de maconha e um fone de ouvido.
Nas sete situações, a PolÃcia Militar foi acionada e as mulheres acabaram levadas à Delegacia da PolÃcia Civil para a formalização do Boletim de Ocorrência, além de serem suspensas do rol de visitas.
Foram instaurados Procedimentos Disciplinares a fim de apurar eventual cumplicidade dos sentenciados que seriam visitados, os quais agora estão isolados preventivamente em Pavilhão Disciplinar para a apuração dos fatos.
No caso do entorpecente, a visitante foi presa em flagrante.