Um homem, de 42 anos, que mantinha irregularmente filhotes de papagaio em cativeiro, foi preso em flagrante por posse ilegal de munições, nesta terça-feira (24), em Nantes (SP).
De acordo com a Polícia Militar Ambiental, os agentes receberam uma denúncia de que havia aves silvestres em cativeiro, caça e comércio e foram até uma fazenda para averiguar a situação.
Quando os policiais chegaram ao local, o suspeito ficou ciente da denúncia e permitiu que eles entrassem em sua residência para a fiscalização.
Na busca, foi localizada dentro de um quarto e escondida embaixo de cobertores uma caixa de isopor com três filhotes de papagaio da espécie papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva).
O homem não possuía autorização do órgão ambiental competente para ter as aves da fauna silvestre em cativeiro.
Em continuidade à ocorrência, também foi localizadas uma pochete em cima do armário da copa com algumas munições, entre intactas e deflagradas, e, na parte superior do guarda-roupas no quarto da filha, uma mochila com equipamentos utilizados para recarga de munições e vários cartuchos intactos e deflagrados.
Ainda, foram encontrados uma gaiola, fisga, arcos e outros objetos utilizados para caça, que foram apreendidos.
Ao todo, os policiais apreenderam uma gaiola de metal, dois arcos da caça, uma flecha, uma fisga, dois alçapões, um apito para caça, uma mira a laser, um pote de espoletas, seis potes de chumbo, dois potes de pólvora, 10 munições dos calibres 357, 38 e 32, entre intactas e deflagradas, e 24 cartuchos dos calibres 36, 32 e 20 intactos e deflagrados.
O suspeito foi autuado em R$ 1,5 mil por ter em cativeiro espécies da fauna silvestre nativa e conduzido juntamente com os materiais apreendidos à Delegacia da Polícia Civil, em Iepê (SP).
O homem foi preso em flagrante por posse ilegal de munições de uso restrito, posse ilegal de munições de uso permitido e infração à lei de crimes ambientais.
Ele permaneceu à disposição da Justiça.
Os filhotes de papagaio foram encaminhados para a Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (SP).