Um homem, de 33 anos, foi preso em flagrante suspeito de tentar furtar quatro painéis de rede de distribuição de energia e 4,6 quilos de fios elétricos, no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no Bairro Centro Educacional, em Presidente Prudente (SP), na manhã desta quarta-feira (30).
De acordo com o registro do Boletim de Ocorrência, um segurança do campus flagrou o suspeito tentando furtar os objetos de dentro de um banheiro, que funciona como um depósito de materiais, próximo a uma quadra de esportes, no interior da unidade de ensino superior.
O segurança, então, ao perceber o crime, informou outros funcionários, que o ajudaram a "encurralar" o suspeito, para que ele não fugisse, e, em seguida, acionaram a Polícia Militar.
O homem "confirmou que tinha a intenção de subtrair os fios", para vendê-los e, posteriormente, "pagar dívidas de drogas". Ele ainda relatou aos policiais que, antes de invadir o imóvel, havia visto que a porta estava aberta.
O suspeito foi preso em flagrante pelo crime de tentativa de furto.
O delegado responsável pelo caso, Deminis Sevilha Salvucci, representou pela conversão da prisão em flagrante para preventiva do suspeito, que segue à disposição da Justiça.
Em nota oficial enviada à reportagem do g1, a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Unesp, em Presidente Prudente, informou que, nos últimos 30 dias, o Setor de Vigilância tem registrado boletins de ocorrência na Polícia Civil por suspeita de furtos de pequenos objetos no campus, como torneiras, canos de tubulação de gás e fios de cobre.
Nesta quarta-feira (30), um homem chegou a ser flagrado por vigilantes em atitude suspeita no local. Após a chegada da Polícia Militar, o suspeito foi detido para averiguação e um novo Boletim de Ocorrência foi registrado.
A universidade pontuou que permanece à disposição para contribuir da melhor forma possível com as investigações da Polícia Civil.
Ainda de acordo com a nota oficial, a direção da FCT/Unesp salientou que já cumpriu neste ano de 2023 uma série de melhorias referentes ao setor de segurança no campus local, que é um espaço público e aberto à comunidade.
"Entre as ações realizadas, estão a contratação de novos vigilantes, a manutenção constante de cercas e grades, reforço e instalação de iluminação em postes altos, além de ter aberto processo no início deste semestre para compra de um mais um conjunto de câmeras de vigilância", concluiu a instituição de ensino superior ao g1.