Um idoso, de 79 anos, foi multado em R$ 6 mil, nesta segunda-feira (29), por maus-tratos contra um cachorro, em Martinópolis (SP).
Segundo a Polícia Ambiental, uma equipe foi acionada após uma denúncia de envenenamento de um cão. No local, o idoso informou que o animal morreu envenenado, porém não sabia dizer onde havia ingerido o veneno.
Além disso, o envolvido também afirmou que, no último sábado (27), foi em um bar da cidade e uma pessoa disse que o cachorro começou a passar mal após ter comido algo no chão.
Os policiais realizaram uma vistoria no quintal da casa e encontraram um galão contendo veneno líquido azul. O idoso informou que havia passado o produto em pontos distintos do imóvel para as moscas que estavam causando feridas no dorso de seus animais.
Ao ser questionado se teria levado o cachorro até um médico veterinário para receber os primeiros atendimentos, o envolvido disse que não, devido à sua condição financeira. Ele relatou ainda que, após constatar a morte do animal, colocou fogo no corpo para evitar o mau cheiro.
Conforme a Polícia Ambiental, um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6 mil foi elaborado por maus-tratos, devido ao responsável pelo animal não ter cautela no manuseio do produto químico e também não procurar ajuda de um médico veterinário para medicar o animal.
Os policiais também irão enviar a ocorrência via ofício para a Delegacia da Polícia Civil. A Polícia Científica foi acionada e realizou perícia no local.
O outro cachorro que estava na residência foi recolhido “pelo princípio da prevenção” e encaminhado para o abrigo de animais Rancho Bicho Feliz, localizado em Martinópolis.