Um incêndio atingiu, entre a noite da segunda-feira (17) e a madrugada desta terça-feira (18), um canavial na zona rural de Santa Mercedes (SP). A ocorrência foi registrada, por volta das 19h e não houve vítimas.
O incêndio se alastrou pela vegetação até atingir uma grande área de plantação de cana-de-açúcar.
De acordo com funcionários da Prefeitura, as chamas foram contidas por volta da 1h, com apoio de usinas sulcroalcooleiras vizinhas para combater o incêndio.
Alerta roxo
A região de Presidente Prudente (SP) encontra-se em estado de emergência quanto ao risco de queimadas. Foi o que apontou o Mapa de Risco de Incêndio publicado pelo Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil Estadual (CGE), que traz, ainda, a previsão para a semana.
A ausência de chuva e a baixa umidade relativa do ar estão entre as justificativas para o risco elevado de incêndios florestais no extremo oeste do Estado de São Paulo, que está no mais grave estágio de risco, dividido entre:
• Baixo (amarelo);
• Alto (laranja);
• Alerta (vermelho); e
• Emergência (roxo).
Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, o tempo seco e quente deve permanecer até a próxima segunda-feira (24), com ausência completa de chuva e umidade relativa do ar abaixo dos 30% em diversos municípios.
“O Estado de São Paulo possui um outono e inverno com climatologia de tempo mais seco, com tendência para que a umidade relativa do ar diminua significativamente, atingindo níveis mais críticos diariamente, ou seja, valores abaixo dos 30% em praticamente todas as áreas monitoradas”, explicou.