A Operação Desmontes fiscaliza estabelecimentos comerciais que realizam a venda de autopeças usadas, em Presidente Prudente (SP). A ação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) contou com a participação da Polícia Civil e da Polícia Militar.
A operação teve início neste mês e tem como principal objetivo combater a venda de peças oriundas de veículos fruto de crimes, como roubo e furto, e também valorizar o comerciante credenciado, punindo aqueles que alimentam o comércio ilegal de peças.
Desde o início das fiscalizações, 43 locais já foram visitados e o objetivo é fiscalizar outros 10 locais na região de Presidente Prudente até o final do mês de abril.
Conforme o último levantamento divulgado, dos locais fiscalizados, oito foram autuados e três lacrados. Porém, há outras fiscalizações que ainda devem ser computadas.
“Nos locais, os fiscais chegam e verificam a regularidade documental, regularidade junto ao CNPJ da empresa e, se houver alguma irregularidade, essa empresa é lacrada ou é autuada, mas posteriormente abre-se um processo administrativo em que há todo o procedimento de ampla defesa do credenciado”, explicou Aline Pires da Silva Batalha, superintendente regional do Detran-SP.
O estabelecimento da Fabiana Souza Marques foi um dos fiscalizados e o Detran-SP não encontrou nenhuma irregularidade. Segundo ela, a ação é importante para reconhecer os estabelecimentos que trabalham corretamente.
“A gente acha bem interessante essa questão da fiscalização, porque a gente sabe que tem que ser trabalhado da forma correta, tem que ter os locais certos, a área de desmonte, os carros têm que ser etiquetados. A gente tem que ser certificado pelo Detran, então essa fiscalização vem para somar para que, realmente, aqueles que pagam seus impostos corretamente possam atuar da forma correta”, finalizou Fabiana.