A Operação Direção Segura autuou 18 motoristas que se recusaram a participar do teste do bafômetro, entre a noite da sexta-feira (13) e a madrugada deste sábado (14), em Rancharia (SP).
No total, foram fiscalizados 305 condutores de veículos pelos agentes do Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP) e das polícias Científica, Civil e Militar no ponto de bloqueio montado na Avenida Dom Pedro 2º.
Além das autuações, dois veículos foram apreendidos.
A operação faz parte de uma campanha estadual que visa a coibir o consumo de álcool e outras substâncias psicoativas por pessoas na condução de veículos automotores, com o intuito de diminuir os números de acidentes de trânsito.
O motorista que for submetido ao teste do bafômetro e registrar índice de alcoolemia de até 0,33 mg/l é autuado em R$ 2.934,70. Diante da recusa em ser submetido ao teste, o condutor é autuado no mesmo valor, além de, em ambos os casos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ser apreendida, com a possibilidade de suspensão por um ano.
Caso o índice de alcoolemia registrado seja a partir de 0,34 mg/l, aplicam-se todos os procedimentos anteriores e também a prisão em flagrante do motorista por embriaguez ao volante.