Uma operação integrada fechou nesta sexta-feira (6) um total de 12 estabelecimentos comerciais que funcionavam irregularmente como desmanches de veículos no Oeste Paulista.
A fiscalização, que passou por 23 alvos, foi realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran-SP), em parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz), com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP), com a Controladoria Geral do Estado de São Paulo e com as polícias Civil e Militar.
Os locais fiscalizados foram selecionados por meio de investigação prévia, que apura denúncias, indícios de irregularidades e credenciamento inconsistente.
A ação integrada teve o objetivo de reprimir os crimes de roubos e furtos de veículos e peças e aconteceu nas cidades de Adamantina (SP), Dracena (SP), Junqueirópolis (SP), Presidente Epitácio (SP), Presidente Prudente (SP), Regente Feijó (SP) e Teodoro Sampaio (SP), na região de Presidente Prudente, e ainda em Assis (SP), Cândido Mota (SP), Paraguaçu Paulista (SP), Tarumã (SP) e Tupã (SP), que ficam na região de Marília (SP).
Dos 23 alvos, três estabelecimentos estavam fechados e, como não puderam ser fiscalizados pelo órgão estadual de trânsito, serão vistoriados numa próxima operação.
Nos alvos fiscalizados, sete estabelecimentos exercem atividade diversa, como oficina mecânica, empresa de reciclagem e comércio de lubrificantes. Em um estabelecimento fiscalizado, não foi encontrada irregularidade.
Já 12 desmanches foram autuados e lacrados por atuarem irregularmente, sem o devido credenciamento.