Pescador profissional é multado e ainda responderá criminalmente por captura de barbados abaixo da medida permitida, em Rancharia

23/10/2023 08h40 Polícia Militar Ambiental constatou que 10 pescados eram aproximadamente 50 centímetros menores ao tamanho mínimo para captura, na tarde desta sexta-feira (20).
Por G1, Rancharia (SP)
Pescador profissional é multado e ainda responderá criminalmente por captura de barbados abaixo da medida permitida, em Rancharia Foto: Polícia Militar Ambiental

Um pescador profissional, de 56 anos, foi multado em R$ 1,1 mil e ainda responderá criminalmente por capturar barbados com tamanhos inferiores ao permitido no Rio São Matheus, em Rancharia (SP), na tarde desta sexta-feira (20).

Durante um patrulhamento náutico pelo lago da Usina Hidrelétrica Capivara, equipes da Polícia Militar Ambiental avistaram uma pessoa retirando uma caixa de isopor que estava dentro de uma embarcação atracada na margem da ilha conhecida como Rancho da Corvina, na afluente do Rio Paranapanema.

Após abordagem, o rapaz apresentou a carteira de pesca profissional aos militares, que localizaram a caixa embaixo de uma árvore próxima à rampa de embarque e desembarque. Nela, havia diversos peixes capturados com uso de redes de emalhar, de acordo com a polícia.

No local, foi constatado que as medidas de 10 pescados nativos eram aproximadamente 50 centímetros inferiores ao tamanho mínimo para captura, transporte, armazenamento e comercialização, conforme Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Diante disso, um auto de infração ambiental, baseado na Resolução Sima, foi elaborado em desfavor do pescador, multado em R$ 1.154,80 “por pescar espécie com tamanho inferior ao permitido”.

A ocorrência foi apresentada à Delegacia de Polícia local e o envolvido irá responder criminalmente pelo ato.

Por não haver local refrigerado para acondicionamento e posterior doação, o pescado apreendido foi destinado à vala sanitária.

 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular