A PolÃcia Militar Ambiental aplicou nesta terça-feira (30), uma multa de R$ 60 mil, a uma mulher de 43 anos, identificada como responsável por manter 20 galos da raça Ãndio, em condições de maus-tratos, em um sÃtio, na zona rural da cidade de Irapuru.
Os animais, que, segundo a corporação, eram utilizados em rinhas, estavam agressivos e estressados e ainda tinham ferimentos tÃpicos de combate.
A polÃcia constatou que as esporas das aves haviam sido serradas, que a água e o alimento eram insuficientes e inadequados e que o compartimento onde as aves viviam, estava sujo e inapropriado.
No local, também foram encontrados diversos materiais tÃpicos para a prática de rinha, como um rebolo (ringue), 57 esporas de plástico, 20 protetores de cabeça, oito protetores de esporas e medicamentos usados nos animais.
Segundo a polÃcia, um médico veterinário compareceu à propriedade rural e constatou os maus-tratos aos animais.
A PolÃcia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso e os animais permaneceram na propriedade rural. A mulher ficou como fiel depositária dos galos.
A PolÃcia Militar chegou ao local durante diligências para o esclarecimento de um caso de tentativa de roubo em uma loja de conveniência na cidade de Ouro Verde, que resultaram na prisão de dois homens, pai e filho, de 47 e 19 anos, respectivamente - e na apreensão de um adolescente, de 17 anos. Os adultos, também moradores do sÃtio, são marido e filho da mulher de 43 anos, segundo a PolÃcia Civil.