Um Papagaio Verdadeiro (Amazonas Aestiva) foi apreendido em uma residência no Conjunto Habitacional Mário Covas em Rinópolis, neste sábado, dia 3. A ocorrência de natureza “Ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa” foi registrada pela Polícia Ambiental de Tupã, equipe do cabo Glaucimir, cabo Arruda e soldado Torres, que aplicou multa de R$ 500,00 a moradora do local.
Os policiais, após receberem denúncia de que na moradia havia um pássaro silvestre em cativeiro, foram até o endereço em Rinópolis. No local encontraram, na varanda da residência, o Papagaio Verdadeiro. Ainda segundo a Polícia Ambiental, a moradora do local informou que o pássaro apareceu em sua casa e a cerca de oito meses estava cuidando dele, más que não possuía qualquer tipo de documentação referente a ave.
Diante dos fatos, os policiais ambientais autuaram a moradora por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão competente. A Polícia Ambiental informou que a ave estava em local adequado com água e alimentação disponível. A ave foi apreendida e será destinada ao complexo veterinário na cidade de Marilia.